UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Engenharia Civil: Competição de protótipo de proteção ao ovo faz sucesso na Jornada

Publicado em: 21/11/2018 às 16:00

Estudantes de outras universidades e profissionais do sistema CREA/PR participaram das atividades

Competição divertida desafia os acadêmicos
Competição divertida desafia os acadêmicos
Palestras envolveram temas variados da área

A 5ª Jornada Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Toledo, reuniu estudantes da Instituição, de outras universidades e profissionais do CREA/PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). Em torno de 200 pessoas participaram das atividades (entre 16 e 18/10).

“É na Semana Acadêmica que conseguimos o contato direto com palestrantes de renome internacional”, afirma o professor Cristiano Goulart, que organizou os trabalhos. Ele ressalta que “as atividades oportunizam aos nossos alunos conviverem de perto com profissionais, assistindo oficinas, palestras e minicursos, realizando visitas técnicas; tudo isso dá uma visão ampla e atualizada do mercado”.

A edição deste ano teve uma atividade inovadora: a 1ª Competição de Aparato de Proteção ao Ovo. A ideia era fazer com que os acadêmicos desenvolvessem protótipos capazes de resistir a um golpe de 15 quilos e proteger um ovo que estava embaixo. Na avaliação do professor Goulart, a atividade foi desafiadora e divertida.

Professores da UEM (Universidade Estadual de Maringá) foram os convidados para ministrar os temas. Revit com Sustentabilidade Leed foi o assunto abordado pelo professor e arquiteto André Huber; Incêndio do Museu Nacioanal – A importância do Projeto de Prevenção foi o tema proferido pela professora Bruna Pereira; e

Concreto Pré-Moldado: Concepção, Projeto e Construção com o professor doutor Rafael Alves de Souza.

Outros temas discutidos foram: Processos Executivos em Obras de Fundações: Estacas Barrete e Hélice Continua Monitorada, com o professor Raphael Parra Mendonça; Estudo de caso – Uso de estacas barrete em edifício na cidade de Toledo, com o professor Rinaldo Garcia Ramirez; Estudo de caso – Viabilidade Econômica: Estacas Barrete x Hélice Contínua Monitorada em edifício na cidade de Toledo, com o professor Guilherme Calijuri; Estrutura de Contenções para Suporte de Escavações em Ambientes Urbanos, com o professor doutor Jeselay dos Reis; e Perfis de Aço Formados a Frio: Onde Menos é Mais, com o professor doutor Enio Carlos Mesacasa Júnior.

Além de assistir a temas atuais e relevantes da área, os acadêmicos do último ano também apresentaram, em forma de banner, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). As atividades foram encerradas com um rodízio de pizza. “Nosso objetivo é aprimorar a Jornada, pois assim podemos levar ainda mais conhecimento ao futuro profissional e aqueles que atuam na área. Para o próximo ano, a pretensão é trazermos um dos maiores autores da engenharia do Brasil. Estamos negociando essa participação”, finalizou Goulart.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h