UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Cascavel: Alunos de Enfermagem conduzem reunião do Hiperdia

Publicado em: 29/09/2010 às 14:00

Equipe falou sobre a hipertensão, doença que se não controlada pode causar derrame, lesões nos olhos, doenças cardíacas, renais e vasculares. Orientação também foi levada a Braganey

A enfermeira Adiane Machado, no Dia da Cidadania
População de Braganey recebe orientações na área da saúde

O bairro Canceli foi contemplado com reunião do Hiperdia (Programa de Prevenção à Hipertensão e a Diabetes), conduzida por acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR.

Cassiano Teixeira, Kristofferson Albuquerque, Cláudia Negrini, Suelen de Lima e Jaqueline Brisola participam do estágio curricular em administração de unidade básica de saúde, supervisionado pela responsável técnica em enfermagem Adiane Machado.

Frequentadora assídua das reuniões, a funcionária pública estadual aposentada, Helena Morello, conta que aprendeu vários passos para controlar o diabetes: “Sigo à risca todas as orientações e dietas, além de ler livros atuais sobre o tema. Também faço quarenta minutos de esteira toda manhã”. E elogia a iniciativa: “As reuniões são muito boas, pois incentivam os diabéticos a cuidarem da saúde”.

No encontro foram abordadas formas de prevenção da doença e esclarecidas dúvidas sobre aspectos relacionados à hipertensão e diabetes, quando o pâncreas deixa de fabricar a insulina necessária para fazer a glicose entrar na célula.

Para os estudantes, os objetivos são troca de conhecimento e promoção da melhoria da qualidade de vida. “Enquanto estamos na faculdade vemos a parte teórica e quando chegamos à unidade básica de saúde vemos que a situação é mais complexa, temos que dispor do material que tem. Conhecer essa realidade é a melhor forma para escolher bem o campo de atuação a seguir”, ressalta a estudante Jaqueline Brisola.

Com informações sobre riscos da hipertensão e aferição da pressão arterial, o curso de Enfermagem também participou do Dia da Cidadania, realizado em Braganey. Outro assunto discorrido pela equipe foi DST. O curso de Biomedicina também foi parceiro no evento, distribuindo mudas de plantas medicinais e orientando sobre diabetes. O PROVE (Programa de Valorização da Educação) organizou a participação da UNIPAR.

Redes sociais>