UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Estudantes de Direito são aprovados na OAB

Publicado em: 28/09/2010 às 16:50

Maristela Aparecida Siqueira, Renato Vissoci Pizzi e Rodrigo Ferreira Coelho, do 5º ano, já estão com vaga garantida no quadro de advogados do Brasil

Maristela Siqueira, Rodrigo Coelho e Renato Pizi: Lugar garantido no quadro da OAB

A dedicação dos alunos aos estudos e a seriedade e qualidade do curso de Direito da Universidade Paranaense – UNIPAR, mais uma vez geraram bons resultados. Alunos e professores do Campus-Sede estão eufóricos, comemorando a aprovação de três formandos no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Maristela Aparecida Siqueira, Renato Vissoci Pizzi e Rodrigo Ferreira Coelho garantiram lugar no quadro da OAB, em uma das edições mais difíceis do exame que reuniu 95.764 inscritos de todo o país, com índice de aprovação de apenas 14,03%. “A aprovação dos nossos alunos ratifica a qualidade e empenho do curso em proporcionar uma carreira de sucesso aos graduandos”, comenta o coordenador do curso, professor Valdecir Pagani.

O trio batalhou para isso. “Iniciei meu contato bem cedo com a atividade jurídica; no ensino médio já estagiava em uma Vara Criminal. Ao passar no vestibular, comecei um novo estágio, desta vez no Gabinete do Juiz de Direito da Comarca em que moro. Hoje, sou técnico judiciário e auxilio a mesma Vara Criminal e o mesmo Gabinete. Esforço, com certeza, recompensado”, conta Maristela. “A aprovação no Exame de Ordem é uma meta concretizada. Foram quatro anos e meio de estudos, dedicação e muita fé”, ressalta.

Maristela Siqueira é bolsista do Pró-Uni e diz que a aprovação é resultado da boa formação que vem recebendo. “A UNIPAR forneceu grande suporte para tudo isso: pude contar com um ótimo acervo bibliográfico, ótimas aulas prático-profissionais e programas de iniciação científica, que nos permitem aprimoramento; também foram importantes os contatos com conceituados profissionais da área, como o coordenador do curso, exemplo de advogado em nossa região. Foi uma grande conquista estudar aqui e a aprovação na OAB, entre outros concursos como o do TJ e TRF4, só reforçam a minha alegria por ter escolhido esse curso”.

Rodrigo Coelho também diz estar muito feliz com a conquista. Ele conta que seus planos mudaram durante a graduação. “No início da faculdade meu pensamento estava focado em concursos públicos, entretanto, neste último ano do curso eu passei a me interessar mais pela profissão, sendo que hoje pretendo advogar e continuar estudando. Passar no exame da ordem é um objetivo almejado pela maioria dos bacharéis em Direito. Comigo não foi diferente. Sinto que tirei um peso enorme de minhas costas, mas sei que ainda tenho um longo caminho pela frente. De qualquer forma, foi uma grande conquista e tenho certeza de que todos os acadêmicos do curso têm competência para superar esta fase”, diz.

Ele e Renato Pizzi estagiam na Defensoria Pública, mas, ao contrário do colega, Pizzi pretende tentar concursos. “Após a graduação pretendo me ‘isolar’ para recapitular toda matéria vista no curso; meu interesse são concursos como Delegado de Polícia Federal, Ministério Público, Defensoria Pública e outros”, diz Pizzi, lembrando que passar no exame da OAB é a realização de um objetivo traçado no início de sua graduação.

“Realmente foi bom ser aprovado na OAB (primeira que prestei), pois há muita pressão em torno, principalmente da família, e esta aprovação da um ‘gás’ para prosseguir estudando, pois vale muito a pena”, afirma.

Exame A aprovação no exame garante ao candidato passar da posição de bacharel em Direito para advogado e lhe permite exercer a profissão, portanto, é obrigatório a todos que desejam advogar.

Realizado em duas fases, a primeira compreende as áreas de processo civil, processo penal, direito civil, direito penal, direito comercial, direito do trabalho e processo do trabalho, direito tributário, direito constitucional, direito administrativo, estatuto da OAB e código de ética e disciplina e regulamento geral da OAB. A segunda compreende as áreas de direito civil, direito penal, direito do trabalho e direito tributário. Em alguns estados inclui-se também o direito público.

A UNIPAR esta no ranking dos dez cursos que mais aprovam no Exame da Ordem, na região sul do país, em lista divulgada pela CM Consultoria. Este ano quinze alunos foram aprovados, antes mesmo de terminarem a graduação.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031