UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Cascavel: Campus sedia atividades culturais pela Paz no Trânsito

Publicado em: 28/09/2010 às 15:40

Centenas de crianças participaram das apresentações, que envolveram hip-hop, rap, flauta doce, música instrumentalizada, paródia e teatro

Sombras interagem com pedestres e motoristas
Sombras interagem com pedestres e motoristas
Grupo da UNIPAR encena ‘O sonho de Carlitos’
Grupo bate lates Ideal diz que a mudança está nas mãos de cada um
Com paródia, alunos da Escola Terezinha Picolli querem dizer: “Merecemos ter respeito. Queremos paz no trânsito”
Alunos da Escola Maximiliano Colombo apresenta chapeuzinho vermelho em espanhol
Escola Aníbal Lopes apresenta teatro e música ‘Em busca da paz’
Turma da Escola Juscelino alerta a população para prestar atenção as cores do semáforo
Alunos do Centro Social Marista apresentam dança cênica, que expressão cenas do cotidiano no família, escola e trânsito
Turma da Escola José Henrique Teixeira apresenta a música ‘Vamos construir’
Com música coreografada, senso de humanidade, Escola Maria Neres transmite mensagem de paz
Concurso de desenho ‘Como vejo o trânsito’ premia alunos de escolas municipais

A programação da Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25/9, foi extensa e cumpriu o papel de orientar motoristas para que sejam educados nas ruas. Contudo, o trabalho de conscientização teve como alvo principal alunos das escolas municipais de Cascavel, que participaram de atividades culturais pela Paz no Trânsito, realizadas na Universidade Paranaense – UNIPAR.

Mais de mil crianças foram contempladas com teatro mudo ‘O sonho de Carlitos’, produzido pelos estudantes dos cursos de Administração e História. A peça mostrou que obedecer às regras de trânsito é uma forma de o motorista preservar a sua vida e a dos outros. Além dos ‘artistas’ da UNIPAR, todas as escolas tiveram direito a uma apresentação.

Aluna da Escola Municipal Terezinha Picolli Cezarotto, Aline Sâmela, de 10 anos, adorou estar no palco: “Foi muito gostoso. Com os ensaios, aprendi que devemos cuidar mais do trânsito e vi que as regras são mais difíceis do que eu imaginava”.

O presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Jorge Lange, agradeceu à UNIPAR e às escolas pelo compromisso de promover a educação no trânsito e, às crianças, pelo bom desempenho no concurso ‘Como vejo o trânsito’, demonstrando a vontade de serem bons pedestres e motoristas no futuro. “Crianças, cobrem de seus pais um bom comportamento no trânsito”, pediu.

As atividades foram encerradas com a premiação dos melhores desenhos. Na categoria 1ª a 3ª séries foram presenteados: Marina Fioravanço (3º lugar), Guilherme Kuhn (2º lugar) e Camila Wohlmuth (1º lugar); e na categoria 4ª série: Carlos Henrique Mariano (3º colocado), Mariana de Lima (2ª colocada) e Heber Albuquerque (1º colocado), que é aluno da Escola Municipal Ita Sampaio. Ele diz que foi inspirado pelos avanços tecnológicos: “Temos que construir um mundo melhor, sem poluição e sem acidentes”.

Durante a Semana, a Cettrans realizou blitz em pontos da cidade para fiscalizar o uso do cinto de segurança e da cadeirinha infantil. Na Avenida Brasil, o grupo de teatro Hierofânico da UNIPAR fez uma atividade lúdica educativa, caracterizados de ‘sombra’, conscientizando a população para atravessar sempre na faixa de pedestres. Também foi apresentada simulação de acidente por militares do Corpo de Bombeiros.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031