UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Unipar e Sesc: Professor ministra palestra sobre orçamento familiar

Publicado em: 01/10/2018 às 15:00

Um dos temas foi o endividamento das famílias brasileiras, tendo como principal vilão o cartão de crédito

Franciele Antunes, Idair Marcello e a técnica de atividades do Sesc, Tatiana Vieira
Palestra reúne mais de 50 pessoas no anfiteatro do Senac

Orçamento Familiar. Esse foi o assunto da palestra ministrada pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense, professor Idair Edson Marcello. Reunindo mais de 50 pessoas, o evento foi realizado no anfiteatro do Senac de Francisco Beltrão, com organização do Sesc e parceira do Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais) da Unipar (em 26/9).

O palestrante falou sobre o endividamento das famílias brasileiras, que tem como principal vilão o cartão de crédito, o qual cobra os maiores juros do mercado. Marcello também deu dicas de como podemos organizar o orçamento familiar, buscando relacionar as receitas mensais e enumerar as despesas fixas. “Devemos ter uma sobra de no mínimo 30% do orçamento para custear eventuais gastos não programados”, aconselha.

Por fim, enalteceu a importância de pedirmos o CPF na nota fiscal no momento da compra de um produto ou serviço. “Desta forma estamos contribuindo para a arrecadação de tributos que retornam à sociedade em forma de serviços públicos. E no caso do ICMS, que é um imposto estadual, uma parte retorna ao contribuinte por meio de sorteios e créditos que podem ser utilizados, inclusive, para o pagamento de outro tributo estadual, o IPVA”.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h