UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Cianorte: Ciências Contábeis lembra Dia do Contador

Publicado em: 23/09/2010 às 15:55

Atividades relembraram o padroeiro dos contadores Matheus de Levite e fatos importantes da trajetória da graduação que tem mais de sessenta anos

Professor Wagner Luiz Marques parabenizou os contadores

O curso de Ciências Contábeis foi criado oficialmente em 1945, obtendo reconhecimento em 22 de setembro de 1945, através do Decreto 7988. Visa à formação do profissional capaz de promover a investigação e, ao mesmo tempo, capacitá-lo a atender às necessidades da iniciativa pública e privada ligadas à ciência contábil. Seu currículo mínimo obedece ao parecer Nº 397/62 do CFE. Aos graduados confere-se o título de bacharel em Ciências Contábeis.

Na Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Cianorte, O ‘Dia do Contador’, comemorado ontem, foi lembrado com muito carinho por professores e alunos, que relembraram a história de seu padroeiro, Matheus de Levite. “Matheus foi um apóstolo que provavelmente nasceu na Galilea e trabalhou como coletor de impostos em Capharnaum. Ele é o autor do primeiro evangelho escrito entre os anos 60 e 90”, diz o professor Wagner Luiz Marques.

O apóstolo é representado na arte litúrgica por um anjo segurando uma lança, uma moeda e uma pena. Sua festa é celebrada no dia 21 de setembro. “Ele é o padroeiro dos contadores, oficiais alfandegários, fiscais financeiros, conselheiros fiscais, operadores em bolsa de valores, economistas, Salermo-Itália, guardas de segurança de valores, coletores de impostos e cobradores de impostos”, destaca.

Em sala de aula, professores enalteceram também a importância do profissional. “Ser um contador é ser um consultor de empresa, pois é da contabilidade que são retiradas as informações financeiras e econômicas sobre o patrimônio da entidade, seus bens, seus direitos e também das dívidas da entidade para atender aos empresários, acionistas, governo, bancos e fornecedores, entre outros interessados”, coloca Marques.

Segundo ele, foi lembrado ainda que na UNIPAR o corpo docente trabalha para formar profissionais de sucesso: “A organização curricular abrange uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais em uma seriação aconselhada. O currículo pleno inclui as disciplinas que representam o desdobramento das matérias do currículo mínimo complementado por outras disciplinas de caráter obrigatório ou eletivo que atendem às exigências de sua programação específica, às características de instrução e às diferenças individuais dos alunos”.

Os parabéns do professor foram extensivos: “Aproveito para parabenizar todos os alunos de Ciências Contábeis que têm como foco principal a contabilidade. Parabenizo os alunos de Processos Gerenciais, pois seu foco é finanças e a contabilidade é o caminho de entrada do seu conhecimento e, por fim, parabenizo os alunos de Administração que é da contabilidade que se forma excelentes administradores de empresa”.

Redes sociais>