UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Setembro Amarelo: Campanha integra Unipar e Núcleo Regional de Educação

Publicado em: 14/09/2018 às 17:00

Parceira visa conscientizar educadores da importância de se trabalhar nas escolas a prevenção ao suicídio; primeiro encontro já aconteceu

Encontro reuniu em torno de 50 profissionais da educação

A Universidade Paranaense, em parceria com o NRE (Nú­cleo Regional de Educa­ção) de Francisco Beltrão, aderiu ao Setem­bro Amarelo – Campanha mundial de prevenção ao suicí­dio. Ao longo do mês, diversas atividades estão sendo realizadas com objetivo de trabalhar nas escolas a prevenção ao suicídio. A primeira já aconteceu e foi realizada na Unipar, reunindo em palestra em torno de 50 pessoas, entre diretores, professores, equipes pedagógicas e agentes educacionais.

As palestrantes foram a professora Thais Cristina Gutstein, da Unipar, e as psicólogas Ma­rina Tibes e Cláudia Maio, da Secretaria Municipal de Saúde. “Os educadores aprenderam maneiras de abordagens e de identificar alunos que estão passando por momentos delicados, além de compartilharem e discutirem histórias que acompanham todos os dias”, explica a técnica peda­gógica do NRE, Tava­ne Steiner.

Segundo ela, foi trabalhado no encontro dicas, mitos e verdades, como fazer abor­dagens, como escutar. “Há aquele mito que não se de­ve falar sobre o tema, mas é importante falar, se não fica muito velado. Hoje existe até série de TV que trata sobre o assunto, possibilitando que o jo­vem busque conversar com as pessoas mais próximas”, relata.

Tavane conta que os edu­cadores convivem com ca­sos nos colégios e, cada vez mais, os alunos estão procurando os pro­fissionais da própria escola para conversar. “A gente en­contra quadros depressivos, mas o que temos observado é que a escuta está mais sensível; os alunos têm procurado diretores, professores e equi­pes pedagógicas. E as equi­pes das escolas estão muito atentas, por isso a importância desse encontro”, ressalta, enaltecendo que “temos que aprender a acolher, a sensibilizar-se com a dor do próximo; precisamos ser mais humanos e parar de julgar as pessoas”.

A parceria também está sendo estendida com o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), que trabalha o tema com os alunos do Ceebja. E na próxima quarta-feira, dia 19, haverá outro encontro para tratar da campanha, desta vez com professores da rede estadual de Verê. No dia seguinte, 20, será realizado um encontro na Unipar com os grêmios estudantis dos colégios estaduais de Francisco Beltrão, o qual terá como intuito incentivar os alunos a se tornarem multiplicadores junto aos colegas de sala.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h