UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Direito: Semana de Estudos Jurídicos traz palestrantes experientes

Publicado em: 29/08/2018 às 16:00

Evento teve seis palestras, com temas diversos da área

Profissionais renomados foram os palestrantes
Profissionais renomados foram os palestrantes
Profissionais renomados foram os palestrantes
Profissionais renomados foram os palestrantes
Profissionais renomados foram os palestrantes
Profissionais renomados foram os palestrantes
Profissionais renomados foram os palestrantes
Evento reúne profissionais e estudantes da Unipar e de outras instituições de ensino
Evento reúne profissionais e estudantes da Unipar e de outras instituições de ensino
Apresentações artísticas de estudantes abrilhantam Semana Jurídica

A 20ª Semana de Estudos Jurídicos do curso de Direito da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Toledo, trouxe especialistas de renome para compartilhar conhecimento com os futuros bacharéis. Profissionais concursados da Magistratura, Fazenda Pública Nacional, Ministério Público e também advogados foram os palestrantes. Estudantes de outras instituições de ensino e profissionais do Direito também participaram (em 15,16 e 17/8).

Os trabalhos iniciaram com palestra do promotor de justiça Giovani Ferri, que abordou o tema: Direito Comparado – Diferença entre o Sistema Judicial Italiano e Brasileiro. “Trouxemos experiências vividas na Universidade de Roma para fazer os comparativos com o Brasil, mostrando como funciona o Ministério Público, a Magistratura e as demais vertentes do Direito”, disse o promotor, afirmando que a composição dos tribunais no exterior é mais complexa que no Brasil. “Isso permite aprimorar os conhecimentos”.

Segundo o coordenador do curso, professor Daniel Alexandre Beal, o evento é importante na formação acadêmica. “O objetivo é atender as necessidades dos acadêmicos, proporcionando mais informação e conteúdo”, afirma.

Na avaliação da acadêmica do 3º ano, Jessica Paula, o evento também oportuniza o contato com profissionais que já estão no mercado. Já a colega de sala, Mayra Zotti, aponta que é fundamental para a formação participar das palestras. “Com a Semana de Estudos conseguimos ver o mundo do Direito de uma perspectiva prática, com palestrantes experientes trazendo casos que vivenciaram”.

Temas

Outros assuntos foram tratados na Semana: ‘O futuro da advocacia e o mercado de trabalho’, proferido pelo presidente da OAB/PR, José Augusto Araújo de Noronha; ‘O processo eletrônico e a superação da competência territorial’, com o advogado e professor Paulo Roberto Pegoraro Junior; ‘O garantismo jurídico no Brasil’, abordado pelo advogado e professor Alfredo Copetti Neto; ‘A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional’, com o procurador da Fazenda Nacional, Odair Kunzler; e ‘Crimes sexuais: Questões diversas’, com Humberto Luiz Canapunarla.  

A 20ª Semana Jurídica também contemplou o lado artístico dos acadêmicos, com apresentações musicais da turma do 3º ano. O evento propiciou ainda o exercício da solidariedade, em que as turmas doaram leite para entidades filantrópicas de Toledo.

Na segunda noite, os formandos aprovados nas duas fases do exame da OAB receberam homenagem. O grupo subiu ao palco e compartilhou suas experiências e deram dicas para os colegas de como obter êxito na prova. “A Unipar está há 24 anos atuando na cidade, sendo pioneira na oferta do curso de Direito e sempre alcançando números expressivos de aprovação no exame da OAB”, comemora o coordenador do curso ao ressaltar que a Universidade ocupa a segunda posição entre as instituições de ensino superior do Paraná com maior número de profissionais inscritos na OAB/PR.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h