UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Unipar traz professor da Harvad Summer School para Cascavel

Publicado em: 16/05/2018 às 17:00

Jerry Brightman falou de conhecimento pessoal, visão compartilhada, modelos mentais, aprender em equipe, criatividade e inovação

Professor de Harvard, Dr. Jerry Brightman, na Unipar em Cascavel
Professor de Harvard, Dr. Jerry Brightman, na Unipar em Cascavel
Professor de Harvard, Dr. Jerry Brightman, na Unipar em Cascavel
Professor de Harvard, Dr. Jerry Brightman, na Unipar em Cascavel
Professor de Harvard, Dr. Jerry Brightman, na Unipar em Cascavel
Seiscentas pessoas prestigiam evento
O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, recepciona público
Professor Odair Alberton apresenta palestrante
Professora Adriane Uecker, conduz cerimonial

A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, recebeu na noite de quinta-feira (10) o professor Jerry Brightman, da Universidade de Harvard/Estados Unidos da América. O convidado também é fundador e presidente da principal empresa de treinamento em liderança do mundo - The Leadership Group (TLG).

O ilustre professor aceitou o convite da Unipar para vir ao Brasil falar sobre ‘O trabalho essencial dos líderes – criar organizações que inovam e aprendem’. Um público de mais de seiscentas pessoas prestigiou a palestra, traduzida simultaneamente. Além de estudantes e docentes, o evento reuniu a comunidade externa, autoridades e profissionais das áreas administrativas e de gestão.

Logo no início, enalteceu que a alta tecnologia/inteligência artificial é vista como varinha mágica que vai mudar o mundo, contudo, é necessário olhar além do ponto de vista da tecnologia, enxergar também os seres humanos como protagonistas de mudança. “Precisamos de mais líderes”, afirmou.

O palestrante questionou o que é um líder e se permitiu dizer que todos tirariam B nessa pergunta, pois, na essência, ninguém sabe toda a complexidade que representa um líder. Ainda, associando à atual situação brasileira, encorajou: “O futuro do Brasil está em suas mãos e vocês não podem chorar pela economia ruim ou governo ruim. Vocês podem mudar esse cenário e o Brasil pode mudar o mundo e exportar amor”.

No contexto de liderança, parafraseou Peter Senge, autor de livro que vendeu milhões e foi traduzido em trinta línguas. Para Brightman, na obra, não existem ideias novas, mas a sintetização de boas pesquisas datadas até os anos de 1950. Segundo Senge, “a única vantagem competitiva é aprender, criar e pensar mais rápido do que os concorrentes; eles não conseguem copiar como você aprende e como você cria”.

Nesta trajetória de sucesso, o palestrante instigou a pensar na importância de uma organização de aprendizagem, considerada aquela em que a jornada começa com autoconhecimento e com visão compartilhada: “Não importa o que a visão é, mas o que a visão faz.

Desafie seus colegas a uma visão de onde você pode estar no futuro”. E, ainda, frisou a necessidade de mudanças dos modelos mentais – das presunções acerca do mundo.  

Depois de falar sobre como adquirir conhecimento pessoal, ter uma visão compartilhada e mudar os modelos mentais, o professor elencou como aprender, criar e dialogar em equipe. “A aprendizagem faz parte da natureza, começamos a vida sendo criativos, mas, infelizmente, paramos de ler o manual”, disse, motivando para a redescoberta da criatividade perdida e inovação.

Segundo Brightman, outro ponto estratégico é o pensamento sistemático. Com frase de Einstein, o professor explicou que “os problemas que enfrentamos hoje não podem ser resolvidos com o pensamento que existia quando o problema surgiu. Assim, as escolhas são fundamentais, já que as habilidades que nos trouxeram onde estamos hoje não são as que vamos precisar amanhã e, ainda, as forças que são superutilizadas podem virar fraqueza”.

À frente da organização do evento estiveram os cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação. Também foram parceiros os demais cursos do Presencial e as modalidades Semipresencial e Educação a Distância, Diretoria Executiva de Extensão Universitária, Sicoob Cascavel, Conselho Regional de Administração do Paraná e as rádios Capital FM e CBN de Cascavel.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h