UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Cianorte: Análise de Sistemas promove aula especial

Publicado em: 29/07/2010 às 15:45

A evolução do sistema contábil através do gerenciamento tributário foi o tema abordado pelo professor Wagner Luiz Marques, docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis

Professor Wagner é apresentado aos alunos pela coordenadora do curso
Professor Wagner em aula

Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense-UNIPAR, Campus Cianorte, assistiram a uma aula diferente, ministrada pelo professor Wagner Luiz Marques, titular dos cursos de Administração e Ciências Contábeis (em 2/6).

A evolução do sistema contábil através do gerenciamento tributário foi o tema abordado. Segundo a coordenadora do curso, professora Sueli Poppi Borba, o objetivo foi complementar conhecimentos. “Para o desenvolvimento de sistemas informatizados gerenciais, o conhecimento na área de tributação é de suma importância. A falta de conhecimento dos desenvolvedores pode gerar sistemas inviáveis operacionalmente e até mesmo ilegais quanto ao sistema de tributação”, explica Sueli.

Segundo ela, a questão da obrigatoriedade da emissão da nota fiscal e os respectivos procedimentos, a identificação do sistema tributário e social, principais impostos, contribuições e taxas foram os assuntos discutidos pelo professor, com uma visão especial para as empresas de pequeno porte. “O professor explicou e apresentou exemplos reais da apuração do lucro real e do lucro presumido, fechando a aula com o gerenciamento tributário e as formas de análises para o enquadramento das empresas no sistema tributário”.

Marques explica que a cada dia as informações tornam-se mais relevantes no cotidiano, tanto da pessoa física quanto da jurídica, e que os órgãos públicos não podem deixar de acompanhar a inovação do mundo. Independente do seu porte, os seus dados estão sendo interligados e os sistemas gerenciais de informação devem atender com segurança as informações a serem emitidas a cada órgão governamental.

“Controlar as informações contribui para as tomadas de decisões, geram dados do passado, do presente e do futuro, todos contribuindo para o conhecimento de uma organização. Nenhum empresário consegue avaliar sua empresa se não tiver em mãos os dados que possibilitam a geração de informações confiáveis e responsáveis para cada empreendedor. Sendo assim, o sistema contábil é um meio que proporciona confiança, responsabilidade e garantia, tanto para quem gera as informações como para quem as recebe. Só assim as empresas aumentarão sua lucratividade, agindo responsavelmente com a sociedade de seu país”, diz.

Para estudantes, a experiência foi válida e de extrema importância. “Foi uma aula essencial. Para o desenvolvimento de um sistema comercial é necessário que se conheça a área tributária, fiscal, contábil e administrativa, pois a linguagem de programação em si é apenas um detalhe. É de extrema importância termos conhecimento da regra do funcionamento dessas áreas, para sermos bons programadores e não apenas mais um programador no mercado", ressalta Júlio Serra de Araújo, aluno da 2ª série.

“Os cursos de tecnologia oferecem uma forte formação técnica. Portanto, a coordenação oferece complementação através de eventos como esse, visando preparar o estudante de forma mais completa para o mercado de trabalho”, diz a coordenadora.

Redes sociais>