UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

UNIPAR ajuda o Dia do Desafio ficar mais desafiador

Publicado em: 02/06/2010 às 14:10

Estudantes de Educação Física se engajam, ajudando a monitorar atividades. Funcionários aderem, acreditando no princípio do evento: combater o sedentarismo

EM UMUARAMA Estudantes de Educação Física monitoraram as atividades em vários locais
EM UMUARAMA Estudantes de Educação Física monitoraram as atividades em vários locais
EM UMUARAMA Estudantes de Educação Física monitoraram as atividades em vários locais
EM FRANCISCO BELTRÃO Dia do Desafio atraiu a comunidade para o calçadão
EM FRANCISCO BELTRÃO Na disputa os professores Claudemir e Roberto
EM FRANCISCO BELTRÃO UNIPAR programou atividades para alunos e funcionários
EM CASCAVEL Estudantes do CEEP participam do Dia do Desafio na UNIPAR
EM CASCAVEL Estudantes do CEEP participam do Dia do Desafio na UNIPAR

Saia da rotina e pratique exercícios físicos durante quinze minutos consecutivos, para melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Essa é a proposta do Dia do Desafio, celebrado mundialmente na última quarta-feira do mês de maio. Vale caminhar, pedalar, alongar-se, dançar ou praticar qualquer atividade física, até lavar roupa, cortar grama, trocar móveis de lugar. A Universidade Paranaense – UNIPAR apoiou o evento. Há quinze anos, essa competição amigável, entre cidades do mesmo porte, visa mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. Conforme os organizadores do SESC, ‘vencem’ os cidadãos que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

EM CASCAVEL Houve mobilização de acadêmicos, funcionários e de alunos do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional), que estavam em visita aos laboratórios. Durante os períodos da manhã e à tarde, foram oferecidas e atividades aeróbicas e alongamento, no hall de entrada do Campus. Este ano, Cascavel disputou com Barinas, na Venezuela. A participação foi registrada por telefone e o resultado é aguardado para segunda-feira. “Atingimos nossas expectativas, com a participação de quase 165 mil habitantes. Nossa pretensão é transformar esta iniciativa em um hábito, por meio da sensibilização”, justifica Silvana Salvi, uma das coordenadoras do Desafio em Cascavel. Nesse dia, os cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas e Biomedicina levaram informações para a população de Ibema e para visitantes da Praça Wilson Joffre. Eles puderam aferir a pressão arterial, aprender sobre o autoexame das mamas e fazer exames de glicemia. Orientações também foram repassadas sobre o uso correto das plantas medicinais e os perigos causados pelo contato com animais peçonhentos.

EM TOLEDO Muito agito marcou o Dia do Desafio. Cerca de quarenta acadêmicos do curso de Educação Física foram voluntários na coordenação das atividades. Estudantes de outros cursos também auxiliaram. Funcionários de várias empresas, entidades e colégios de Toledo e região foram motivados a praticar exercícios, como alongamento, dança e ginástica, ao som de animadas músicas e com a vinheta da ação.

EM FRANCISCO BELTRÃO A abertura oficial do Dia do Desafio aconteceu pela manhã, no calçadão, com a apresentação do Grupo Sou Arte, de Campo Mourão. A principal atração foi a corrida das autoridades, que envolveu o prefeito de Francisco Beltrão Wilmar Reichembach e lideranças da comunidade. A UNIPAR não ficou de fora. O diretor do Campus, professor Claudemir José de Souza, e o coordenador do curso de Educação Física, professor Roberto Carlos Gilini, competiram entre si. Antes da abertura oficial, a UNIPAR, representada pelos acadêmicos de Educação Física, participou do desafio em um jogo de futebol com os colaboradores do Jornal de Beltrão. A participação da UNIPAR se estendeu durante todo o dia. Na frente do Campus, colaboradores e acadêmicos dos cursos de Biomedicina e de Estética e dos cursos noturnos também se exercitaram. As escolas das redes municipais e estaduais e mais de sessenta empresas, de diversos segmentos econômicos, aderiram às atividades físicas.

EM UMUARAMA mais de 100 estudantes foram escalados para monitorar as atividades em grandes empresas, entidades e academias públicas. A cidade fez bonito: 69.623 pessoas se mexeram na quarta-feira, representando 69,90% da população (dados do Sesc). Todos os anos o curso de Educação Física dá o maior apoio ao evento do Sesc. Apoio merecido, afinal, o objetivo é nobre: estimular as pessoas à prática do exercício físico e, assim, promover melhoria nos índices de qualidade de vida. A coordenadora do curso, professora Silvia Sucupira Sarto, acompanhou os trabalhos.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031