UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Pedagogia promove campanha de conscientização no dia do brincar

Publicado em: 31/05/2010 às 17:29

Para comemorar a data, celebrado no sábado, acadêmicas foram mobilizadas para distribuir jogos de bolso e panfletos com orientações

A aluna Rubia Simoneli orientando os pais no semáforo
A campanha aconteceu no semáforo da Avenida Paraná, próximo à UNIPAR
Centenas de carros foram abordados pelas estudantes
Centenas de carros foram abordados pelas estudantes
O pai Carlos Alberto de Assis recebendo orientações da professora Maria do Carmo
Professoras com as acadêmicas
A campanha mobilizou 36 alunas

‘Não basta ser pai, tem que brincar’. Esta foi a mensagem repassada pelas estudantes de Pedagogia da Universidade Paranaense – UNIPAR aos pais que paravam em um dos semáforos da Avenida Paraná, em comemoração ao Dia Internacional do Brincar, celebrada no sábado (29/05). A ação social fez parte da campanha de conscientização sobre a importância do brincar, promovida pela coordenação do curso

O objetivo foi mobilizar os adultos para que brinquem mais com os filhos e, assim, contribuam para melhor desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. “O pai deve voltar o olhar à saúde da criança por meio do brincar. Brincando com o adulto, ela vai adquirir atitudes mais positivas e, com isso, melhorar aspectos de timidez, se tornando mais sociável”, explicou a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, que acompanhou os trabalhos das alunas.

As atividades integram o projeto de extensão ‘Brinquedoteca’, espaço lúdico-científico destinado às crianças. “O melhor brinquedo para a criança é o adulto brincando em ela. Esta ação conscientiza os pais quanto esta importância e estimula as alunas a desenvolverem uma pratica social”, ressaltou a coordenadora do projeto, professora Lucyelena Piceli, que também acompanhou a turma.

Foram distribuídos jogos tradicionais em miniatura confeccionados pelas próprias acadêmicas, como pega vareta, cama de gato, amarelinha e cinco maria, além de panfletos com orientações sobre o brinquedo adequado para cada fase da vida de uma criança.

A campanha existe há oito anos e começou nas escolas. A estudante Rubia Simoneli, que participou pela primeira vez, afirma ter gostado da experiência e faz um alerta: “É importante não só para mim, mas para quem recebe os brinquedos. Os pais têm que estar presentes no crescimento da criança e o brincar faz parte desta fase porque estimula a coordenação motora e o raciocínio”.

Durante toda a manhã centenas de motoristas foram abordados pela equipe. Um deles foi Carlos Alberto de Assis, que parabenizou pela iniciativa. “Brincando você acaba se tornando também uma criança... acredito que seja um meio de ajudá-la a ter um futuro mais feliz. Hoje minha filha tem 13 anos; durante sua infância brinquei muito com ela”, comentou.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h30 às 12h e 13h às 17h30
Sáb. das 08h30 às 12h30
Ou ligue: 0800 601 4031