UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Cascavel: Acadêmicos comemoram o surgimento da Enfermagem

Publicado em: 14/05/2010 às 15:15

Mostrar para a comunidade algumas áreas de atuação do profissional foi uma das propostas, que exigiu dos estudantes pesquisa e conhecimento prático

Questões relacionadas à Saúde da Mulher foram esclarecidas em demonstração prática
Acadêmicos e profissionais comemoram o Dia Mundial do Enfermeiro

O Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, foi comemorado na Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cascavel. No hall de entrada, acadêmicos do curso montaram estandes para apresentar as áreas de atuação do profissional à comunidade.

Estudantes da 2ª e 3ª séries explicaram os procedimentos de assistência de Enfermagem em pronto-socorro e UTI. A turma da 4ª série apresentou os cuidados básicos relacionados à saúde da mulher e da criança e a 1ª série pesquisou e divulgou a História da Enfermagem.

O retrato de Florence Nightingale, precursora da Enfermagem, foi exposto ao público. Considerada mulher de inteligência em comum com desejo de ajudar o próximo e de se tornar enfermeira. “Ela deixou um legado de persistência, abrindo caminhos para a profissão, com a fundação da 1ª Escola de Enfermagem do mundo”, destaca a professora Andrea Monastier.

A acadêmica da 1ª série, Mayara Corbari, que é técnica em Enfermagem se diz apaixonada pela profissão: “O curso é maravilhoso. Quero me especializar na área cirúrgica, para me realizar trabalhando em um Hospital que faça transplante de órgãos e zelar pela saúde do paciente, confortar a família, tirar o medo e explicar o que é uma cirurgia, sempre com muita franqueza”.

Sua colega de classe, Daniele Wenuka, também tem admiração pelo campo cirúrgico: “Eu sempre tive vontade de atuar na área da saúde. Uma profissão que exige carisma e atenção ao paciente. Adoro o contato com o público, principalmente com crianças”.

Em banners, os acadêmicos registraram os ideais da profissão, uma ciência holística, desenvolvida de forma autônoma ou em equipe, por meio de atividades de promoção e prevenção à saúde e recuperação de doenças: “Na Enfermagem, cuidar é dar atenção particular a alguém; é se preocupar com o seu bem-estar ou estado; é aprender a escutar e acolher o outro”.

O trabalho de pesquisa focou as políticas de saúde do SUS e o juramento do enfermeiro, de se dedicar à humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana. Os visitantes também puderam conhecer o significado dos símbolos da Enfermagem: a lâmpada - caminho, ambiente; a cobra - magia; a cobra com a cruz - ciência; a seringa – técnica - e a cor verde - a paz e saúde.

Para recepcionar a todos, foi exposta uma das definições de Florence: “A Enfermagem é uma arte; para realizá-la como arte, requer uma devolução tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor, pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado a tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes”.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 14h20
Sáb. das 8h às 12h
Ou ligue: 0800 601 4031