UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: no dia do enfermeiro, campus presta atendimento à comunidade

Publicado em: 14/05/2010 às 14:51

Cerca de quarenta acadêmicos participaram das atividades, no ‘Espaço do Enfermeiro’ montado na Praça Arthur Thomas

Durante toda a manhã foram realizadas dezenas de atendimentos
O aposentado Natal Dias, 75, aferiu a pressão arterial
Prevenção do câncer de mama foi um dos serviços oferecidos
Os artesanatos produzidos pelos pacientes do CAPS
Mãe recebendo orientação de primeiros socorros
Professora Maristela Ribeiro e as alunas

Comprometido com a saúde e o bem-estar do ser humano, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus-Sede, não deixou passar em branco o Dia Internacional do Enfermeiro. Para celebrar a data e cumprir com o dever de responsabilidade social, os acadêmicos foram à Praça Arthur Thomas e promoveram o ‘Espaço do Enfermeiro’.

Durante toda a manhã foram oferecidos diversos serviços à comunidade como orientações de primeiros socorros, educação para a saúde, promoção para a saúde mental e prevenção do câncer de colo do útero e mamas e de doenças sexualmente transmissíveis. As pessoas que passaram pelo local também puderam aferir a pressão.

Foram realizadas dezenas de atendimentos. Seu Natal Dias, de 75 anos, é aposentado e frequenta a praça todos os dias. “Há seis meses que não aferia a pressão, então aproveitei a oportunidade. Ainda bem que ela está normal”, alegra-se.

Participaram das atividades em torno de 40 acadêmicos. Segundo a coordenadora do curso, professora Maristela de Azevedo Ribeiro, o espaço teve como objetivo levar à sociedade informações relacionadas à atividade e atuação do profissional de enfermagem. “Para comemorar esta data tão importante, nada mais justo do que divulgar o papel do enfermeiro oferecendo serviços à comunidade”.

Prática é fundamental. Na oportunidade, os alunos puderam, além de dar essa atenção à comunidade, também aprender mais com a população. “Para nós, futuros enfermeiros, é gratificante poder ajudar as pessoas quanto à importância da prevenção para terem mais qualidade de vida e, ao mesmo tempo, aprender com elas”, ressaltou a aluna do 3º ano, Juliana Caroline Pessanha.

As estagiárias do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), órgão ligado ao CISA (Consórcio Intermunicipal de Saúde), também estiveram presente ao evento. As alunas do curso de Psicologia da UNIPAR fizeram orientações sobre dependência de drogas (tabaco) e álcool. Os artesanatos produzidos pelos pacientes do Centro foram expostos no espaço.

O ‘Espaço do Enfermeiro’ foi realizado em parceria com o PROVE (Programa de Valorização da Educação). No encerramento da comemoração, os acadêmicos assistiram à palestra “A Profissão do Enfermeiro e Inserção no Mercado de Trabalho”, ministrada no Campus-Sede.

Mais ações. Durante a semana o trabalho continuou com palestras nos colégios estaduais Professor Paulo Alberto Tomazinho e Bento Mossurunga. Professores ministraram os temas “DST’s e Métodos Contraceptivos” e “Cuidados com a Criança: problemas na gravidez e cartão de vacina”.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 14h20
Sáb. das 8h às 12h
Ou ligue: 0800 601 4031