UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Cascavel: Palestra foca o ingresso nas Forças Armadas

Publicado em: 12/05/2010 às 09:37

Com o tenente coronel Cláudio Forjaz, acadêmicos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e de Sistemas de Informação puderam tirar dúvidas sobre a carreira militar

O TC Forjaz ministra palestra sobre oportunidades de emprego no Exército
Após palestra, universitárias tiram dúvidas sobre o campo da Biomedicina
Acadêmicos de várias áreas prestigiaram a palestra
A diretora do Campus, professora Débora, com o TC Forjaz

Para apresentar aos acadêmicos o mercado de trabalho e as oportunidades de emprego no Exército Brasileiro, a Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cascavel, recebeu o tenente coronel do Comando da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, Cláudio Ricardo Hehl Forjaz, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras.

A palestra reuniu acadêmicos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e de Sistemas de Informação. Segundo o coronel, “o objetivo foi mostrar como é bom se apaixonar pelo Exército, uma instituição de credibilidade, que possibilita ao jovem seguir carreira definitiva ou temporária, de no máximo oito anos”.

O TC ressaltou as características que o candidato precisa ter para entrar nas Forças Armadas: determinação, coragem, entusiasmo, vigor físico, espírito de aventura, formação específica e aperfeiçoamento constante, além da sujeição a preceitos rígidos de disciplina e de hierarquia. Também deve ter disponibilidade permanente, mobilidade geográfica, dedicação exclusiva e saber que corre risco de vida.

De acordo com o TC Forjaz, o lema do Exército é tratar a todos iguais: “Não basta transformarmos jovens em militares. Orgulhamo-nos também da honra e da disciplina”.

Em seu discurso, falou do apoio a Estratégia Nacional de Defesa, lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008, com foco na indústria. Como Estado maior do Exército, destacou o projeto ‘Braço Forte’, que visa modernizar a estrutura nacional de defesa. “A Amazônia é sempre prioridade”, frisou, ratificando que profissionais da área da saúde têm grande chance de servir no Estado.

A acadêmica de Enfermagem, Lediana Schütz, ficou entusiasmada: “Eu já tinha vontade de conhecer mais sobre as Forças Armadas. Gostei bastante do que foi dito sobre manter a disciplina, que é importante em qualquer ambiente, principalmente sendo exemplo para a sociedade”.

Quem também prestigiou foi a diretora do Campus, professora Débora Venturin: “Com satisfação atendemos ao pedido do Exército, por trazermos informações importantes, referentes às oportunidades junto ao Exército Brasileiro”. O TC justifica: “É na universidade que está a elite intelectual do Brasil e precisamos selecionar gente boa”.

Além de comemorar o Dia do Exército, celebrado em 19 de abril, a palestra, organizada pelo PROVE (Programa de Valorização da Educação), marcou a chegada do general Ájax Porto Pinheiro, vindo de Brasília. O general fez parte da operação no Haiti e na Angola, por 10 anos. Seu filho, Rodrigo da Gama Pinheiro, diz ter admiração pelo trabalho do pai: “É uma experiência de vida. Além de dar segurança, apesar de morarmos em um país pacífico, as Forças Armadas impõem respeito”.

O ingresso no Exército, Marinha e Aeronáutica é livre a qualquer brasileiro.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 14h20
Sáb. das 8h às 12h
Ou ligue: 0800 601 4031