UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Farmácia realiza atividades no dia do uso racional de medicamentos

Publicado em: 07/05/2010 às 10:18

A ingestão inadequada de medicamentos pode trazer consequências graves à saúde, inclusive a morte. Este foi o apelo da equipe da Unipar, na celebração da data

Acadêmicos fazem orientações com panfletos
Professora Marina Gimenes treina os acadêmicos para as atividades

Conscientização foi o foco principal das atividades realizadas pelo curso de Farmácia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus-Sede, no Hospital Nossa Senhora Aparecida, em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Promovido em parceria com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Conselho Regional de Farmácia, o evento beneficiou centenas de pessoas.

Os trabalhos foram realizados via projeto CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos), que funciona dentro do hospital em conjunto com a UNIPAR. Durante todo o dia, sete acadêmicos prestaram orientações a pacientes, funcionários e visitantes sobre a importância do uso correto de medicamentos.

“Procuramos alertar que os remédios devem ser usados somente para doenças específicas, com cautela, na dose e tempo certos, e ao menor custo possível. Contrariar essa regra resulta em problemas sérios e pode até levar à morte”, disse a coordenadora do CIM, professora Marina Gimenes, que supervisionou as atividades. “Fizemos questão de lembrar que o bem-estar da população também está relacionado ao uso dos medicamentos”, emenda.

Os alunos também distribuíram panfletos com explicações e dicas de como evitar doenças comuns, como hipertensão, diabetes e rinite. As pessoas que entravam no hospital eram convidadas para assistir a um vídeo sobre o assunto.

A aluna do 4º ano de Farmácia, Ayanne Furlam, participou das atividades. Ela afirma que a experiência contribui para a sua formação. “Estas orientações são importantes porque têm pessoas que não tomam os remédios corretamente e isto pode trazer conseqüências graves à saúde. Além de ajudá-las, este contato direto com a comunidade enriquece nossos conhecimentos”.

A coordenadora informa que a ANVISA lançou no dia 12 de abril a campanha ‘Medicamento Verdadeiro: Você sabe o que está tomando?’: “Milhares de panfletos foram distribuídos alertando a sociedade sobre os cuidados com os remédios, que devem ter procedência e eficiência comprovadas. Estamos colaborando para a projeção maior desta campanha”.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 14h20
Sáb. das 8h às 12h
Ou ligue: 0800 601 4031