UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Cianorte: pós em produção e comunicação de moda recebe professora de são paulo

Publicado em: 04/05/2010 às 14:15

A conceituada Yara Eleodora, mestre em Cultura e Arte pelo Senac/SP, aplicou atividades que levaram a turma a pesquisar e a desenvolver a criatividade

Trabalho completo: visual surge da concepção do tema ao trabalho de produzir a modelo e fotografá-la
Trabalho completo: visual surge da concepção do tema ao trabalho de produzir a modelo e fotografá-la
Trabalho completo: visual surge da concepção do tema ao trabalho de produzir a modelo e fotografá-la
Trabalho completo: visual surge da concepção do tema ao trabalho de produzir a modelo e fotografá-la
Trabalho completo: visual surge da concepção do tema ao trabalho de produzir a modelo e fotografá-la
Trabalho completo: visual surge da concepção do tema ao trabalho de produzir a modelo e fotografá-la
Equipe apresenta seu trabalho aos colegas: união e troca de ideias fazem parte de uma boa produção
Os trabalhos, além de criatividade, exigiram pesquisa e interação da equipe

A Universidade Paranaense – UNIPAR tem, ano a ano, ampliado seus investimentos na pós-graduação, colaborando, assim, para que seus graduados prossigam os estudos em áreas que mais se identificam. Uma das mais concorridas está na carreira de Moda, a especialização em Produção e Comunicação de Moda, oferecida no Campus de Cianorte (a sexta turma começou as aulas em 26/3).

A especialização tem por objetivo oferecer subsídios para o profissional que deseja trabalhar com produção de moda. “Este profissional exerce suas atividades em campanhas publicitárias, eventos e publicações e organiza peças que irão compor a coleção, conforme finalidade e característica do evento”, explica a coordenadora do curso, professora Márcia Ruiz (também coordenadora do curso de graduação em Design de Moda).

A coordenadora acrescenta que o profissional poderá assumir outras atribuições, como desenvolver idéia e coordenar tudo que envolve exposição das peças do vestuário, selecionando e organizando roupas e acessórios, procurando locações e escolhendo fotógrafos, maquiadores e modelos. Também lidera equipes, direcionando luzes, áudios, técnicos, modelos, costureiras, passadeiras e maquiadores.

A grade curricular contempla as disciplinas Produção de Catálogo de Moda, Metodologia de Projeto, Produção para Publicidade e Propaganda de Moda, Fotografia de Moda, Semiótica aplicada à Moda, entre outras. “Esta amplitude faz com que o curso se firme com cada vez mais estudantes na disputa das vagas”, avalia a professora.

O quadro de professores, todos renomados, também valoriza o curso. “Eles cativam os alunos, fazendo-os a darem tudo de si para se superarem, em aulas marcadas pela interação”, destaca.

A aula da professora Yara Eleodora, mestre em Cultura e Arte pelo Senac/SP, foi assim (em 09 e 10/4). Ela fez os alunos usarem e abusarem da criatividade, em atividade para elaboração de catálogo.

Divididos em equipes, os pós-graduandos definiram o tema para a criação das fotos do catálogo. Trabalharam ‘Anos 20’, ‘Punk Rock’ e ‘década de 1980’. Escolhido o tema, definiram o conceito do catálogo. Tiveram também que pesquisar a marca escolhida (público-alvo, estilo), o público-alvo (estilo de vida, poder aquisitivo e comportamento de consumo) e desenvolver uma ambiência/painel de pesquisa de referências sobre todo o trabalho (colagem, digital).

Por último, conta a coordenadora, cada equipe produziu um look com roupas, maquiagem, cenário, para a realização de uma foto digital. Segundo ela, os resultados, de modo geral, foram ótimos.

“Como coordenadora da graduação e da pós-graduação sinto-me realizada principalmente por termos o privilégio de ofertar a nossos egressos uma formação continuada, visto que 70% da turma são egressos do nosso curso de Tecnologia em Design de Moda”, diz Márcia Ruiz.

Segundo ela, a especialização tem tudo a ver com a necessidade do mercado de moda de Cianorte e região. “Tudo dentro da moda precisa de produção; a modelo é produzida dentro de um tema, o catálogo é produzido, uma vitrine precisa de produção; enfim, a moda é produção desde a sua concepção”, defende.

Redes sociais>