UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Cianorte: Moda leva conceitos de psicologia para o palco

Publicado em: 20/04/2010 às 17:01

Na segunda edição do Unipar Fashion Days estudantes uniram criatividade e conhecimentos. O resultado foi aplaudido

Look reflete transtorno dismórfico do corpo, fixação em estética, em plástica
Aluna arruma modelo que veste look inspirado na nictofobia
Look discorre sobre TOC e o lavar as mãos compulsivamente
Look interpreta vigorexia, compulsão por desenvolver músculos
Look inspirado em cleptomania, furtos desnecessários, fúteis
Look inspirado em cleptomania, furtos desnecessários, fúteis
Look inspirado em coulrofobia, medo de palhaço
Assim foi representada a claustrofobia, medo de lugares fechados e apertados
Assim foi representada a claustrofobia, medo de lugares fechados e apertados
O perfeccionismo na visão dos estudantes de Moda

Estudantes Do curso de Design em Moda da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cianorte, não param de surpreender. No último grande evento do curso – o Unipar Fashion Days (realizado no final de 2009) – as turmas arrasaram em criatividade e senso de profissionalismo.

Na primeira das três noites do evento, a turma do segundo ano levou para o palco o desfile ‘De médico e louco todo mundo tem um pouco’, e interpretaram, com looks, problemas psicológicos. Inspirados nas múltiplas faces dos transtornos obsessivos compulsivos, manias, síndromes e fobias, os alunos buscaram entender qual a repercussão dos hábitos provocados pelas neuroses e loucuras individuais na assimilação estética dos produtos de vestuário, explica o professor da disciplina Planejamento de Produto, Marcos José Alves de Lima, que orientou os trabalhos.

A partir de questionamentos do tipo “que tipo de roupa escolherá alguém que tem TOC e executa rituais de simetria?”, os alunos partiram para a ação. “Um viés interessante é chamar a atenção da sociedade para esse delicado assunto, conscientizando que alguns hábitos gerados ou modificados por esses transtornos podem ser tratados se os sinais forem de pronto percebidos”, explica o professor.

“Também, através do humor, lembrar que de perto ninguém é normal. E que certa dose de loucura é fundamental para o exercício da profissão de designer de moda”, emenda o professor, destacando que, ano após ano, o curso de Tecnologia em Design de Moda do Campus de Cianorte vem adotando novos meios para aperfeiçoar cada vez mais a formação de seus acadêmicos.

“Uma formação tão rápida [o curso tem duração de três anos] poderia não contemplar todas as áreas a que o profissional de moda tem que estar atento. Mas a UNIPAR está atenta a isso, por isso investe em atividades extracurriculares criativas e envolventes, como este projeto de Ensino”, afirma o professor.

Segundo ele, “a metodologia empregada tem o objetivo de expor cada vez mais o aluno a experiências muito próximas do real, respaldado pela teoria e estudos sobre os vários componentes da moda, mas sempre focando na execução”.

Centenas de pessoas assistiram ao desfile, prestigiado pelo prefeito de Cianorte, Edno Guimarães, pela diretora do Campus, professora Miriam Fecchio Chueiri, e pela coordenadora do curso, professora Márcia Ruiz.

Redes sociais>