UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Enfermagem é parceira em alerta sobre a Gripe A

Publicado em: 15/04/2010 às 15:16

Alunos de estágio supervisionado contribuíram para vacinação contra a gripe A, na primeira e segunda etapa. Parceria continua até o fim de maio, quando se encerra a campanha

Estagiárias de Enfermagem auxiliam em campanha de vacinação contra Gripe A
Estagiárias de Enfermagem auxiliam em campanha de vacinação contra Gripe A

Formandos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Francisco Beltrão, contribuíram para a realização da primeira e da segunda etapa da estratégia nacional de vacinação contra o vírus influenza A (H1N1), realizadas durante o mês de março. Três etapas da campanha ainda serão realizadas.

De acordo com o Informe Técnico Operacional do Ministério da Saúde (fevereiro/2010), serão atendidos grupos prioritários, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade pelo vírus e manter a infraestrutura dos serviços de saúde, para o bom atendimento à população.

Os trabalhadores da área da saúde foram os primeiros a receber a dose, visando manter o pleno funcionamento das unidades de saúde e a capacidade para atender e fornecer respostas adequadas à população atingida, em tempo oportuno.

O primeiro grupo abrange médicos, equipes de enfermagem, recepcionistas, pessoal da limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias, equipes de laboratórios e profissionais que atuam na vigilância epidemiológica dos casos suspeitos. A população indígena também recebeu a vacina.

A segunda etapa da campanha contemplou gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade e pessoas que sofrem com doenças crônicas (de 22/3 a 2/4). Pessoas acima de sessenta anos, portadoras de comorbidades, serão vacinadas durante a campanha nacional de vacinação do idoso (de 24/4 a 7/5). População adulta, entre 20 e 29 anos, devem procurar os postos no período de 5 a 23/4 e, quem tem entre 30 e 39 anos, será atendido de 10 a 21/5.

Conforme o Ministério da Saúde, a priorização destes grupos, justifica-se por terem sido pessoas destas faixas-etárias as mais hospitalizadas e vítimas de morte pelo vírus, em 2009.

Os acadêmicos de Enfermagem participaram ativamente das etapas, em parceria com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, vacinando profissionais nas instituições públicas municipais, estaduais ou conveniadas ao SUS, compreendendo as instituições de Saúde, CRE (Centro Regional de Especialidades do Sudoeste), Hospitais São Francisco e Policlínica São Vicente de Paula e Hospital Regional do Sudoeste do Paraná.

A coordenadora do curso, professora Lediana Dalla Costa, destacou a importância, para a formação do profissional, da experiência de operacionalização de vacina em grandes grupos. Ela informa que o curso também auxiliará nas próximas etapas, vacinando nas unidades de saúde em que os alunos realizam suas atividades de Estágio Supervisionado em Saúde Pública.

As atividades estão sendo supervisionadas pelos professores Cristiane Mossellim, Aparecida de Araújo Marchi e Graciela Demartini, orientadores dos estágios em Saúde Pública, Saúde Mental e Psiquiátrica, respectivamente.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 14h20
Sáb. das 8h às 12h
Ou ligue: 0800 601 4031