UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Cascavel: Cursos da saúde orientam comunidades vizinhas

Publicado em: 15/04/2010 às 10:26

Moradores de Braganey e de Juvinópolis foram contemplados aprenderam como proceder em casos de picadas de animais peçonhentos. A importância do exame de glicemia também foi esclarecida

Ângela, formanda de Ciências Biológicas, orienta alunos de Braganey
Aula reúne alunos dos ensinos fundamental e médio
Estudantes de Braganey apreciam acervo do Museu Interdisciplinar de Ciências e do Horto de Plantas Medicinais

Repassar conhecimento e informações atualizadas para a comunidade é um dos papéis desempenhados pela Universidade Paranaense – UNIPAR, que objetiva, através de seus projetos de extensão, proporcionar o bem-estar aos cidadãos e a melhoria da qualidade de vida.

Neste começo de mês, duas equipes do Campus de Cascavel contemplaram moradores da região, com atendimentos na área da saúde. Os alunos do Colégio Estadual José de Alencar, de Braganey, foram agraciados pela visita do curso de Ciências Biológicas, representado pela estagiária do Horto de Plantas Medicinais, Ângela Baron, que falou sobre o uso correto das plantas no preparo de chás e os efeitos colaterais.

Através da exposição de animais taxidermizados, a estudante enalteceu a importância da prevenção contra acidentes, envolvendo animais peçonhentos e do atendimento imediato. “Após picadas de cobras ou aranhas não se deve pôr torniquete (atadura) porque, ao desatar a faixa, o sangue corre com mais velocidade, possibilitando a chegada do veneno aos órgãos principais, cérebro e coração, podendo levar a pessoa a óbito”, explica.

O mesmo trabalho foi realizado com alunos do Colégio Estadual de Juvinópolis. Funcionários do Colégio receberam orientações sobre o exame de glicemia, repassadas pelas responsáveis técnicas em Enfermagem Kalinka Britez e Francielli Correa. Dezenas de mudas de plantas medicinais foram distribuídas aos participantes das palestras.

As atividades foram organizadas pelo PROVE (Programa de Valorização da Educação). O coordenador setorial, Leandro Bellio, informa, às escolas e às empresas, que as visitas podem agendadas pelo telefone (45) 3321-1300.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 14h20
Sáb. das 8h às 12h
Ou ligue: 0800 601 4031