UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Workshop de Realidade Virtual atrai estudantes de 29 Instituições de Ensino Superior do País

Publicado em: 19/11/2012 às 15:00

Sediado pela primeira vez no Paraná, evento foi realizado na Unipar de Paranavaí

Realidade Aumentada em Ambientes Temáticos Interativos foi um dos temas abordados pelo pós-doutor Cláudio Kirner
O grupo Kotobuki Taiko, de Paranavaí, abriu o evento apresentando números com tambores japoneses
O grupo Kotobuki Taiko, de Paranavaí, abriu o evento apresentando números com tambores japoneses
Em mesa-redonda, os profissionais discutiram as aplicações de RV e RA na Medicina, na Educação e no Treinamento
A palestrante Pollyana Mustaro
Aplicações de Realidade Virtual e Aumentada 2 foi um dos temas ministrado pelo professor doutor Alexandre Cardoso
Estudantes, professores e profissionais de vários estados participaram
Estudantes, professores e profissionais de vários estados participaram

Com representantes de 29 Instituições de Ensino Superior do País, o 9º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada superou todas as expectativas e foi recheado de grande sucesso. Acontecendo pela primeira vez no Paraná, o encontro trouxe professores, estudantes e profissionais de 11 estados brasileiros para discutir os avanços tecnológicos na área da realidade virtual e aumentada (entre 05 e 07/11).

Promovido pela Comissão Especialista da Realidade Virtual da Sociedade Brasileira da Computação, em parceria com o Instituto Federal do Paraná e Universidade Paranaense, o encontro foi sediado na Unipar de Paranavaí. Durante três dias, estudantes de instituições como USP, PUC/Rio, UFPR, Unoeste, Unesp, Ulbra, Cesumar, Unipar e universidades federais de Goiás, Pará, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais assistiram a palestras de profissionais conceituados da área.

O grupo Kotobuki Taiko, de Paranavaí, abriu o Workshop apresentando números com tambores japoneses. Em seguida, começaram as atividades com os palestrantes fazendo uma reflexão do que vai acontecer no Brasil e no mundo, apresentando propostas de inovação tecnológicas.

Cláudio Kirner, pós-doutor pela Universityof Colorado at Colorado Springs, falou sobre ‘Realidade Aumentada em Ambientes Temáticos Interativos’ e ‘Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada 2’; Fátima Marques, pós-doutora em Engenharia Elétrica pela USP, abordou ‘Visualização em Realidade Virtual e Aumentada’; Alexandre Cardoso, doutorado em Engenharia Elétrica (Engenharia de Sistemas Digitais) pela Escola Politécnica da USP, discutiu sobre ‘Fronteiras da Pesquisa em RV e RA’ e ‘Aplicações de RealidadeVirtual e Aumentada 2’.

Outros temas que entraram na pauta de atividades foram ‘Interação em Realidade Virtual Aumenta’ e ‘Estratégias de Quantificação da Imersão em Ambientes Virtuais’, com a professora doutora Pollyana Mustaro; ‘Realidade Aumentada e Misturada’, com o professor doutor Robson Siscoutto; ‘Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada’, com o professor doutor José Brega; ‘Point Based Graphics e Aplicações em Realidade Virtual e Aumentada’, com o professor doutor Luciano Silva; e ‘RV e RA Aplicada à Saúde no Brasil’, com a professora doutora Fátima Nunes.

Um dos momentos mais aguardados também foi a mesa-redonda ‘Aplicações de RV e RA na Medicina, na Educação e no Treinamento’, onde os profissionais convidados interagiram com os participantes sobre a tecnologia de RV e RA. No decorrer do evento, foram apresentados mais de 60 artigos científicos de mestrandos e doutorandos de IES de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo, além do Paraná.

“Estamos felizes com o resultado. Foram três dias de muita troca de conhecimentos, com profissionais de instituições renomadas dividindo suas experiências com professores e estudantes de várias partes do Brasil”, comemorou a coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Unipar de Paranavaí, professora Claudete Werner, que faz parte da comissão organizadora.

Redes sociais>