UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Projeto E-Lixo arrecada mais de quatro toneladas em um dia

Publicado em: 01/06/2012 às 10:45

Campanha de lixo segue nesta sexta; estudantes de Sistemas de Informação da Unipar colaboram

O primeiro dia de coleta aconteceu na Praça Miguel Rossafa; quatro toneladas de lixo foram arrecadadas
Estudantes descarregam os produtos doados pela população
Elyssandro Piffer, ao centro, com estudantes de Sistemas de Informação

Organizadores ainda comemoram o sucesso do primeiro dia de campanha do projeto E-Lixo, quando foram arrecadadas mais de quatro toneladas de aparelhos obsoletos e sucata eletrônica. O ponto de coleta foi na Praça Miguel Rossafa, na sexta-feira passada. A população atendeu ao chamado levando computadores, televisores, aparelhos de celular, rádios, videocassetes, pilhas, entre outros. O material passará por uma triagem e o que der para ser reaproveitado será doado a entidades assistenciais; o restante terá o descarte correto. Agora, os organizadores esperam repetir o bom resultado, na retomada da campanha, nesta sexta, na Feira do Produtor.

A Universidade Paranaense – Unipar é parceira da ação lançada pelo Sescap/PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná) e que está na segunda edição. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura, Instituto Federal do Paraná, Sincouma (Sindicato dos Contabilistas de Umuarama), empresa PARCS-Recicladora de Lixo Eletrônico e Asucmar (Associação Umuaramense de Catadores de Materiais Recicláveis).

As doações também podem ser entregues nos laboratórios de informática da Unipar, do Câmpus-Sede e Câmpus 3, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite; e sábado, de manhã e tarde.

“Esse projeto é de suma importância para que nossos estudantes e a comunidade em geral se conscientizem em relação à preservação do meio ambiente”, ressalta o coordenador do curso, professor Elyssandro Piffer. Além de receber o lixo, os alunos de Sistemas de Informação fazem parte da etapa de triagem, consertos e doação dos objetos.

Piffer lembra ainda que a participação no projeto contribui para a formação acadêmica dos estudantes: “Além da questão da conscientização, existe a parte técnica, em que os graduandos, executando as tarefas de conserto e manutenção dos equipamentos, vão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”.

Paralelamente, o curso desenvolve projeto de extensão com os mesmos objetivos e princípios: o SI-Solidário, que recolhe materiais eletroeletrônicos doados por estudantes e funcionários da Unipar. “De janeiro até agora já arrecadamos mais de mil quilos; essa quantidade comprova que a Família Unipar abraçou a causa”, comemora o coordenador. Para os estudantes, participar do SI-Solidário conta pontos no currículo: os que doam ganham horas por participação em ação cumunitária.

Cunho Ecológico

Neste ano, o projeto E-lixo tem uma novidade. Além de tirar o lixo eletrônico do meio ambiente, evitando que peças e equipamentos sejam descartados na natureza, os organizadores vão destinar 100 mudas de árvores nativas a cada tonelada de material recolhido para serem plantadas no munícipio. “Com essa iniciativa queremos sensibilizar a população e bater o recorde do ano passado, quando recolhemos 16 toneladas de material”, afirma Andressa Almeida, assistente administrativa do Sescap, que acompanhou os trabalhos na Praça Miguel Rossafa.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 11h28 às 17h48
Sáb. das 08h30 às 12h50
Ou ligue: 0800 601 4031