UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Momentos de integração marcam a 19ª Jornada de Farmácia

Publicado em: 28/05/2012 às 22:13

No tradicional encontro, professores, estudantes, ex-alunos e profissionais discutiram temas importantes da profissão e áreas de atuação

Momentos de integração marcaram o evento
Momentos de integração marcaram o evento
Momentos de integração marcaram o evento
Momentos de integração marcaram o evento
Momentos de integração marcaram o evento
Momentos de integração marcaram o evento
Professora Irineia Baretta
Professora Sandra Regina Santos destacou a importância de mais uma edição
O farmacêutico Armando Cerci Júnior abriu a Jornada ministrando a palestra ‘O SUS e a Assistência Farmacêutica’

Há mais de duas décadas colocando no mercado de trabalho profissionais qualificados, o curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar se consolidou como um dos mais conceituados da região. Prova disso é a Jornada Farmacêutica de Umuarama, evento que se tornou um grande sucesso entre os estudantes, promovendo integração e troca de conhecimentos com conferencistas renomados.

A 19ª Jofau aconteceu durante a semana e, com o tema “Integração rumo ao futuro”, enfatizou novas possibilidades de trabalho nos diversos segmentos da profissão farmacêutica. Na abertura oficial, realizada na segunda-feira, 21, no salão de eventos do Câmpus III, professores, estudantes, ex-alunos e profissionais da área foram recebidos pelas professoras Sandra Regina Santos, coordenadora do curso, e Irineia Baretta, diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde.

Em seguida, os participantes assistiram à palestra ‘O SUS e a Assistência Farmacêutica’, ministrada pelo farmacêutico e ex-diretor da 12ª Regional de Saúde, Armando Cerci. O palestrante fez uma explanação do histórico do SUS, abordando o papel do profissional de farmácia dentro do sistema e sua importância na boa saúde da população, principalmente, na orientação e conscientização do uso correto de medicamentos. “Atualmente, 30% dos internamentos em hospitais é causado pelo uso irracional de medicamentos; um dado preocupante que precisa ser mudado com a colaboração do farmacêutico”.

Durante a semana, a Jofau continuou com minicursos. Foram onze, entre os temas ‘Acidentes com Animais Peçonhentos – Diagnóstico e Tratamento’, ‘Medicamentos de Venda Livre – Orientação Responsável’ e ‘Atuação do Profissional Farmacêutico na Indústria de Medicamentos’.

Outros assuntos que chamaram a atenção dos participantes foram ‘Parasitos em Alimentos’, ‘Técnicas de Obtenção e Aplicação dos Óleos Essenciais na Indústria Farmacêutica e Cosmética’, ‘Infarto Agudo do Miocárdio – Diagnóstico e Tratamento’, ‘Suporte Básico de Vida – Primeiros Socorros’, ‘Técnicas de Aplicação de Injetáveis (teoria e prática)’, ‘Curativos e Pequenos Procedimentos em Farmácia’, ‘Atuação do Farmacêutico em Oncologia’ e ‘Diagnóstico Laboratorial das Anemias’.

A tão aguardada ‘Gincana Farmacêutica’ também fez parte da pauta de atividades, causando entrosamento entre professores e estudantes de todas as séries. Para aguçar a criatividade, durante quatro dias, as cinco equipes participaram de provas culturais, de culinária e de conhecimentos gerais sobre a profissão.

A Jornada terminou com um coquetel de confraternização no restaurante Kascata. “A Jofau é esperada com ansiedade pelos estudantes, porque além de proporcionar atualização e aprimoramento de conhecimentos com temas importantes, acontecem momentos de integração e alegria. E este ano não foi diferente; todos aprenderam e se divertiram muito”, comemorou a professora Sandra Regina Santos.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 11h28 às 17h48
Sáb. das 08h30 às 12h50
Ou ligue: 0800 601 4031