UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Professor de Enfermagem ministra aula para militares

Publicado em: 25/05/2012 às 18:05

Realizada na Unipar, reuniu soldados da Marinha, da Força Verde e do Corpo de Bombeiros

Turma que participou da aula
Professor André Jaques
Mais de trinta profissionais participaram
Reitor Carlos Eduardo Garcia (à direita) com o Tenente Alcimar, Capitão Elígio e a professora Irineia
Reitor Carlos Eduardo Garcia e Tenente Alcimar
Turma que participou da aula

A convite do Comandante da Delegacia Fluvial de Guaíra – Marinha do Brasil, Capitão de Corveta Elígio Guimarães, a Universidade Paranaense – Unipar promoveu aula sobre primeiros socorros a soldados da Marinha, Força Verde e Corpo de Bombeiros. O tema foi ministrado pelo professor do curso de Enfermagem, André Jaques (10/05).

Mais de 30 profissionais participaram. A aula faz parte do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público, realizado em Umuarama. O professor abordou diversas questões que envolvem o tema. Explicou em que consiste a prática de primeiros socorros, destacando sua importância em uma embarcação e as funções vitais responsáveis pela manutenção da vida.

Também falou sobre os tipos de fraturas e hemorragias que podem ocorrer a bordo de uma embarcação e as lesões provocadas por queimaduras e choque elétrico, descrevendo os primeiros socorros aplicados em cada caso. Outro assunto que atraiu a atenção dos participantes foi parada cardiopulmonar, em que o docente abordou as causas, sinais e sintomas, repassando dicas de como deve ser feita a respiração artificial e a massagem cardíaca.

De acordo com o Capitão Elígio, o órgão está sempre atento às inovações e atualizações no que diz respeito à segurança. “Nosso objetivo é habilitar melhor os profissionais de segurança pública. E para nós é importante a parceria com instituições como a Unipar, que tem em seu corpo docente professores qualificados para ocasiões como essa”.

Após a aula, o comandante Elígio foi recebido pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia. Ele estava acompanhado do Tenente da Força Verde, Alcimar Crescêncio, e da diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, Irineia Baretta. Na Reitoria, conversaram sobre parcerias e projetos que colaboram para estreitar os laços entre a Marinha e Unipar.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 11h28 às 17h48
Sáb. das 08h30 às 12h50
Ou ligue: 0800 601 4031