UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Bem-sucedida, 16a Jovet promoveu atualização de conhecimentos

Publicado em: 23/05/2012 às 17:19

Com professores da Unipar, UEM, UFMS, UFPR, Cesumar e Unesp, troca de conhecimentos marcou o encontro

Palestra do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Eliel de Freitas, abriu a Jornada
Momentos de integração entre os estudantes marcaram a Jornada
Momentos de integração entre os estudantes marcaram a Jornada
Momentos de integração entre os estudantes marcaram a Jornada
Momentos de integração entre os estudantes marcaram a Jornada
Momentos de integração entre os estudantes marcaram a Jornada
Estudantes de todas as séries participaram
Estudantes de todas as séries participaram
Na abertura do evento, coordenador do curso, professor Luiz Rômulo, ressaltou a importância da Jornada
Apresentação musical animou o público na abertura do encontro
Apresentação musical animou o público na abertura do encontro
Na mesa principal, Max Ribeiro, Giani Colauto, Luiz Rômulo, Nilvio Ourives, Eliel de Freitas e Paulo Sala

Repetindo o sucesso do ano passado, a Jornada do curso Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, foi marcada por bons resultados. Em sua 16ª edição, a Jovet reuniu mais de duzentos estudantes para debater assuntos atuais, focados em áreas de estudos que englobam grandes e pequenos animais.

O coordenador do curso, professor Luiz Rômulo, abriu a Jornada destacando a importância do encontro para a formação acadêmica dos estudantes. O diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, e a diretora do Instituo de Ciências Exatas, professora Giani Colauto, prestigiaram. Entre os convidados especiais estavam o delegado do Conselho Regional de Medicina Veterinária, médico veterinário Paulo Sala, e o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UEM, professor doutor Max Gimenez Ribeiro.

Estudantes do curso animaram a abertura tocando e cantando músicas sertanejas e MPB. Em seguida, o presidente do CRMV/Paraná, médico veterinário Eliel de Freitas, abriu a série de palestras e cursos falando sobre ‘Ações do Sistema do CFMV/CRMVs’. Áreas de atuação e caracteristicas do bom profissional de Medicina Veterinária foram alguns dos tópicos abordados pelo especialista.

Durante uma semana, professores da Unipar, UEM, UFMS, UFPR, Cesumar e Unesp e profissionais de grandes empresas foram convidados para dividir suas experiências. ‘Cirurgia em Animais de Grande Porte’ foi o tema proferido pelo professor doutor Max Gimenez Ribeiro, da UEM.

‘Andrologia e Tecnologia do Sêmen em Ruminantes’ foi abordado pelas professoras doutoras Maria Inês Lenzde Souza, da UFMS, e Luciana da Silva Leal, da Unipar. Outro tema que entrou na pauta foi ‘Uso de Softwares no Balanceamento de Dietas para Bovinos de Corte’, com o médico veterinário e especialista da Unipar, Valmir Fernandes.

A Jornada continuou com a professora doutora Geane Maciel Pagliosa, da UFPR, debatendo ‘Podologia em Grandes Animais’. ‘Ortopedia em Pequenos Animais’ foi o tema da professora mestre Cláudia Russo, do Cesumar. Os dotorandos Gabriel Augusto Monteiro e Fernanda Saules Ignácio, da Unesp, discorreram sobre ‘Reprodução de Equinos’, e o médico veterinário da Coopavel, Mauricio Fanin, sobre ‘Aspectos Práticos na Bovinocultura Leiteira’.

Outros assuntos que despertaram interesse dos participantes foram ‘Zoonoses na Saúde Pública - Enfoque em Arboviroses’, com o professor doutor Walfrido Kühl Svoboda /UFPR; ‘Inspeção no Abate de Bovinos e Aves’, com as médicas veterinárias da MAPA, Dione Maria Dal Bem e Eliane Coaglio Paschoal; e ‘Emergências em Animais de Companhia’, com o professor doutor Ricardo Guilherme de Castro Octaviano Vilani, da UFPR.

Na avaliação do coordenador do curso, professor Luiz Rômulo, o resultado foi positivo: “Mais uma vez superamos as expectativas. E, além dos assuntos das aulas teóricas e práticas, nosso intuito na Jornada é estimular o estudante a participar de atividades diferenciadas, que o levem a agregar novos conhecimentos e a despertar o senso crítico. Como a Medicina Veterinária tem extensas áreas de atuação, o contato direto do aluno com profissionais renomados abre novos caminhos, novas perspectivas para a área científica e o mercado de trabalho”.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 11h28 às 17h48
Sáb. das 08h30 às 12h50
Ou ligue: 0800 601 4031