UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Projeto de Odontologia da Unipar contempla alunos da Guarda Mirim

Publicado em: 17/05/2012 às 16:50

Estudantes desenvolvem atividades voltadas a educar, prevenir e tratar problemas dentários

Ação Social envolve estudantes do quarto ano
Professor Fabrício Paganini supervisiona as atividades
Rosemeri Szezerbatz e Fabrício Paganini

O papel de uma universidade com o ensino deve ir além da sala de aula. Em projetos de extensão ela coloca seu estudante em contato com a realidade da profissão, fazendo com que ele tenha uma formação acadêmica embasada na prática, na interação com a população e no dever da responsabilidade social.

A Universidade Paranaense – Unipar cumpre esse papel, comprometido não só em formar profissionais, mas também em interagir por meio de ações extensionistas com as comunidades, promovendo qualidade de vida. Somente no curso de Odontologia, a previsão é de que em torno de 30 mil atendimentos sejam realizados este ano em projetos educativos e de prestação de serviços.

Um deles é o ‘Novos cenários de prática no atendimento odontológico’, realizado nas entidades Apae, Assumu, Lar do Menor e Guarda Mirim, que tem o propósito de atender crianças e jovens com programa educativo, preventivo e curativo.

Na Guarda Mirim a parceria é realizada há cinco anos, envolvendo em torno de 30 estudantes de Odontologia do quarto ano. Durante as atividades, o grupo presta atendimento básico; casos mais complexos são encaminhados à Cliníca Escola do curso, no Câmpus-Sede.

A ação, segundo a coordenadora do curso, professora Cintia Araújo, é uma atividade complementar que enriquece a formação. “Além de aplicar as teorias do curso, o estudante tem a oportunidade de promover saúde bucal”.

Supervisionados pelo professor Fabrício Paganini, os atendimentos acontecem às terças e sextas-feiras, das 14 às 17 horas. A chance de ter contato direto com o público motiva os estudantes. “Esta vivência do cotidiano da profissão nos ensina a lidar com as pessoas, nos levando a exercitar nossos conceitos de atendimento e de relações humanitárias”, diz o estudante Alan Secundo.

Ao ano são atendidos em torno de cem jovens da Guarda Mirim. Eduardo Candeias, de 15 anos, pela primeira vez foi atendido no projeto. Ele foi submetido a uma limpeza dos dentes. “Vi que os estudantes são atenciosos e me deixaram bem à vontade; quero voltar outras vezes”, conta.

A Guarda Mirim atualmente atende 235 jovens, com idade entre 13 e 18 anos. A coordenadora da entidade, Rosemeri Szezerbatz, elogiou a iniciativa da Unipar. “É uma parceria que deu certo e de extrema importância para o sucesso do nosso trabalho; como atendemos pessoas carentes, muitos desses jovens não teriam condições de pagar um tratamento odontológico”.

Psicologia e Administração

Além de Odontologia, mais dois cursos da Universidade Paranaense desenvolvem ações sociais na Guarda Mirim: Administração investe, há mais de dez anos, no projeto ‘Adolescente Aprendiz’, que beneficia os jovens da entidade com aulas que abordam assuntos ligados ao primeiro emprego e às relações pessoais, e Psicologia, com estágio básico focando prevenção e promoção da saúde e orientação profissional.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 15h às 21:20h
Sáb. das 08h30 às 12h50
Ou ligue: 0800 601 4031