UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Professor conclui pós-doutorado em Ciências Veterinárias pela UFPR

Publicado em: 08/05/2012 às 10:48

José Ricardo Pachaly investigou as correlações das manifestações oftálmicas e nasais das doenças da cavidade oral em animais

José Ricardo Pachaly com os professores doutores Fabiano Montiani, Elizabeth Santin e Ivan Roque de Barros, membros da comissão que avaliou os resultados do projeto de pós-doutoramento

O professor José Ricardo Pachaly, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar, comemora mais uma conquista em sua carreira profissional: ele acaba de receber o título de pós-doutor em Ciências Veterinárias pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). ‘Investigação das correlações das manifestações oftálmicas e nasais das doenças da cavidade oral em animais domésticos e selvagens’ foi o tema do estudo.

“Neste projeto, pelo qual recebi bolsa de estudos da Fundação Araucária, investiguei a relação entre enfermidades odontoestomatológicas e distúrbios oftálmicos e nasais em mamíferos domésticos e selvagens, especialmente carnívoros e primatas, com base no estudo retrospectivo da casuística acumulada por mim ao longo dos últimos 30 anos”, explica o docente.

Ele ressalta que no estudo foram avaliados dados referentes a atendimentos realizados por ele em clínicas, hospitais veterinários e zoológicos em todo o Brasil e informações referentes aos casos dos ambulatórios de odontologia veterinária da UFPR (entre 1995 e 1997), da Unipar (entre 1998 a 2011) e do Instituto Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária (entre 2010 e 2011).

“Os resultados demonstraram estreita relação entre problemas orais e faciais, abrangendo as áreas oftálmica e nasal. Sobre o assunto publiquei dois artigos que já foram aceitos por periódicos, sendo um nacional e outro norte-americano, o Journal of Veterinary Dentistry, que é a mais importante publicação mundial na área de odontologia animal. Além disso, três outros artigos científicos referentes ao projeto estão em fase de redação e em breve serão submetidos a outros periódicos”, defende.

Os professores doutores Fabiano Montiani, Elizabeth Santin e Ivan Roque de Barros foram os membros que integraram a comissão avaliadora do projeto. Sobre a conquista, o docente comemora: “Esse novo título vem abrilhantar minha carreira profissional no ano em que completo 30 anos de profissão, sendo 23 deles dedicados especialmente à docência e à pesquisa científica”.

E acrescenta: “Para o sucesso dessa empreitada foram fundamentais a bolsa de estudos concedida pela Fundação Araucária e o apoio que recebi da UNIPAR, mostrando a inequívoca vocação da instituição para fomentar atividades científicas de alto nível, desde a graduação até o pós-doutorado, como foi o meu caso. Desde que iniciei minhas atividades na UNIPAR, em 1998, sempre tive pleno apoio institucional em todas as minhas atividades científicas e sou muito grato por isso”.

Atividades

No mês de fevereiro, José Ricardo Pachaly ministrou a disciplina ‘Medicina de Animais Selvagens’ na pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFPR. A aula foi assistida por estudantes de mestrado e doutorado do programa e por residentes do Hospital Veterinário da UFPR. Foram trabalhadas atividades teóricas e práticas, incluindo clínica médica, cirúrgica, odontológica e oncológica.

No mesmo mês, o docente também concluiu mais uma orientação no programa de mestrado em Ciência Animal da Unipar. A mestranda Eliane Miranda Thomazelli Fuck defendeu a dissertação ‘Efeitos dos anticoagulantes EDTA e citrato de sódio na contagem de plaquetas e leucócitos de gatos domésticos, em diferentes intervalos de tempo’. “Esse trabalho trouxe uma expressiva contribuição às práticas clínicas laboratoriais aplicadas à medicina de gatos domésticos”, explica Pachaly.

No final do mês de março, no programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFPR, Pachaly participou de duas comissões examinadoras de trabalhos de conclusão de mestrado, orientadas pelo professor doutor Fabiano Montiani-Ferreira. As dissertações defendidas foram investigações sobre oftalmologia de animais de companhia não convencionais, com ênfase na soroprevalência do Encephalitozoon cuniculi’, da mestranda Suelen Berger Baldoto, e ‘Manifestações oftálmicas de doenças do sistema estomatognático em cães’, pela mestranda Mariz Izabel Valduga.

Entre 27 e 30 de Abril aconteceu no Centro de Convenções Expo Unimed, em Curitiba, o 33º Congresso Brasileiro da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, considerado o maior evento sobre medicina veterinária da América do Sul. No encontro, Pachaly foi convidado para proferir duas palestras: ‘Reflexões sobre a Farmacoterapia em Animais de Estimação não Convencionais’ e ‘Periodontia e Exodontia em Carnívoros e Primatas’. O evento comemorou os 30 anos da fundação da seção paranaense da associação, a Anclivepa-PR. Na oportunidade foram homenageados os membros da primeira diretoria da entidade, eleita em 1982, sendo que Pachaly foi o primeiro Diretor Científico. Por isso, a sala 6 do congresso recebeu o nome de Doutor José Ricardo Pachaly.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 15h às 21:20h
Sáb. das 08h30 às 12h50
Ou ligue: 0800 601 4031