UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Campanha de doação de sangue sensibiliza estudantes

Publicado em: 02/04/2012 às 16:40

Veteranos e calouros praticaram o gesto de solidariedade. Campanha continua no Hemonúcelo

Solidariedade: Marcelo Henrique foi um dos cem estudantes que doaram
Importante participar: Patrícia Mateus aderiu à campanha pela primeira vez
06 Mais de cem estudantes participaram da campanha de doação

Como acontece todo início de ano, estudantes das sete Unidades da Universidade Paranaense – Unipar se unem em favor de uma causa nobre: ajudar o próximo. Uma das ações é o tradicional ‘Trote Solidário’, quando calouros e veteranos deixam de lado atitudes violentas para participar de campanhas filantrópicas.

Neste ano, os novos alunos da Unidade de Umuarama foram incentivados a doar fraldas, produtos de higiene pessoal e alimentos. Os donativos serão repassados ao Hospital do Câncer.

No conjunto de ações está também a campanha de doação de sangue, realizada em parceria com os hemonúcleos do Paraná. Nela, estudantes perdem o medo da agulha e abraçam a causa, colaborando para aumentar o estoque dos bancos de sangue e, ao mesmo tempo, conseguindo horas extracurriculares.

Em Umuarama, na semana passada, mais de 100 estudantes compareceram para fazer a doação. As coletas aconteceram no Laboratório de Semiologia do curso de Enfermagem (Câmpus-Sede) e no Laboratório de Avaliação Física do curso de Educação Física (Câmpus III).

Patrícia Mateus, que cursa o segundo ano de Odontologia, vê na iniciativa a oportunidade de ajudar a quem precisa: “Estou feliz por isso. Atualmente, muitos acidentes acontecem e sempre têm pessoas que precisam de sangue. Hoje estou doando, mas, amanhã, quem sabe, eu também precise da ajuda de um doador”.

Marcelo Henrique, do curso de Química, doou pela segunda vez: “Poucas pessoas se preocupam em fazer a doação. Além de ganhar o certificado de horas extracurriculares, com esse gesto de solidariedade vou ajudar a salvar vidas”.

A coordenadora do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), professora Ana Paula Cruz, está à frente dos trabalhos. “Percebemos que a cada ano nosso aluno está mais consciente, mais direcionado para as boas causas. Mais uma vez correspondeu a essa ação de responsabilidade social e o resultado superou as expectativas”, ressaltou, acrescentando que a campanha continua e os estudantes interessados em fazer a doação podem se dirigir ao Hemonúcleo.

Para o diretor do Hemonúcleo Umuarama, Cláudio Francisconi, a iniciativa é exemplar. “A ação humanitário educa e conscientiza não só os estudantes da Unipar, mas de toda a rede de ensino, traduzindo-se num ato de cidadania que beneficia aqueles que precisam de sangue”, avalia, informando que as doações dos universitários ajudam a atender a grande demanda da região. O órgão coleta, mensalmente, em torno de 450 bolsas de sangue. “Neste mês, a coleta na Unipar foi significativa: representou mais de vinte por cento deste número”, elogiou.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h