UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Utilização de equipamentos em laboratório é foco do curso de Biossegurança

Publicado em: 02/04/2012 às 15:31

Ministradas por mestrandos e graduandos, palestras reuniram mais de cem participantes

As palestras abordaram a forma segura de como utilizar os equipamentos
Professores, estudantes e profissionais da área participaram do curso
Professores, estudantes e profissionais da área participaram do curso
Professores, estudantes e profissionais da área participaram do curso
Professores, estudantes e profissionais da área participaram do curso
Nelson Colauto, à direita, com equipe de professores
Professores e estudantes posam para foto

No intuito de oferecer treinamento aos usuários de laboratório de Biologia Molecular, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou o 4º Curso de Biossegurança. Destinada a estudantes, professores e profissionais da área, a capacitação envolveu em torno de 110 participantes (em 23/03).

O evento foi promovido pelo mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura e Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/CTNBio). À frente dos trabalhos esteve o presidente da CIBio e coordenador do mestrado, professor Neson Colauto. As palestras, ministradas por mestrandos e graduandos da Unipar, abordaram a forma segura de utilizar os equipamentos nos laboratórios e como se portar nesses ambientes.

Camila Mira Coelho falou sobre as ‘Normas e procedimentos de biossegurança em laboratório de biologia molecular’; Aline Franciele Volpini discorreu sobre as ‘Normas e procedimentos de biossegurança para manipulação de microrganismos geneticamente modificados’; Regiane Cristina Urcoviche abordou ‘Procedimentos de lavagem de vidrarias e materiais’; e Murilo Castelli, ‘Manipulação e descarte de plantas geneticamente modificadas’.

Mestranda Isabel Caetano falou sobre ‘Equipamentos de proteção individual e coletiva’; Edson Gerônimo, ‘Biossegurança em animais de experimentação’; Lienine Zagui, sobre ‘Autoclave: como utilizar de forma eficiente e segura’; Tânia Ito, discorreu sobre ‘Biossegurança no laboratório: manuseio de solventes orgânicos’; Raquel Minuceli Vilvert, sobre ‘Riscos ocupacionais devido aos agentes químicos’; Meire Yokota e Suzana Harue Umeo abordaram ‘Materiais perfuro-cortantes’; e Isabel Caetano, ‘Equipamentos de proteção individual e coletiva’;

Outro tema que entrou em discussão foi ‘Biossegurança em coleta de material vegetal em florestas e reservas’, ministrado por Patrícia Gonçalves. Allan Remor Lopes repassou informações sobre ‘Cuidado no preparo de soluções’. ‘Armazenamento e descarte de soluções’ ficou a cargo de Cristina Massocatto.

Após cada palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas e participar de debate sobre o tema abordado.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h