UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Programa de Incentivo à Monitoria mobiliza cursos

Publicado em: 19/03/2012 às 11:20

Estudantes de Ciências Contábeis, Unidade de Umuarama, já começaram com as atividades

Equipe de professores com os doze monitores selecionados
Thaise Canoff, em apresentação da dança do ventre
Veteranos e calouros receberam as boas-vindas
Veteranos e calouros receberam as boas-vindas
O coordenador, professor Clóvis Uliana recepcionou as turmas
Ao som de sanfona e violão, estudantes arriscaram passos de dança
Ao som de sanfona e violão, estudantes arriscaram passos de dança
Professores entregam brindes aos estudantes
Professores entregam brindes aos estudantes
Professores entregam brindes aos estudantes

Com o objetivo de estimular o aprendizado, a Universidade Paranaense – Unipar deu início ao PIM (Programa de Incentivo à Monitoria Acadêmica) nas suas sete Unidades. Neste ano, o programa incentivado pela Reitoria e bancado com recursos próprios da Unipar, está beneficiando 49 bolsistas; voluntários também participam.

O selecionado, normalmente o que consegue as melhores notas, recebe a tarefa de ajudar os colegas a tirar dúvidas das disciplinas em curso. As vantagens vêm em dose dupla: ao mesmo tempo em que promove a cooperação acadêmica entre alunos, professores e Instituição, socializando o saber, o Programa colabora para despertar no monitor o interesse pela carreira docente.

Em Umuarama, a coordenação do curso de Ciências Contábeis já apresentou a equipe escalada. A entrega do material aos novos monitores aconteceu no Núcleo de Ciências Contábeis, do Câmpus Tiradentes (em 08/03). São 12 monitores.

Um deles é Bruno Marsola, que está participando pela segunda vez. “Gostei da experiência e por isso resolvi me inscrever novamente. Essa é uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento ensinando; com isso, poderei me tornar um professor”.
Outra que faz parte da equipe é Eduarda Schmitk: “Já dizia o poeta ‘feliz aquele que aprende o que ensina’. O senso de satisfação se eleva a cada momento que consigo auxiliar meus colegas a entender assuntos que foram vistos em sala de aula. E, além do enriquecimento intelectual e cultural, no PIM estou descobrindo, na prática, o desejo de seguir a carreira de docente”.

As monitorias estão programadas para os sábados, das 8h às 12h. O grupo será supervisionado pelos professores Clóvis Uliana, Gervaldo Campos, Izabel Gozer, Adriano Rodrigues e Régio Toesca. “O Projeto desempenha um papel de fundamental importância na formação dos estudantes, pois eles têm a oportunidade de sanar dúvidas que surgem em sala de aula”, lembra Campos.

O coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, afirma que a experiência, para os monitores, passa a ser um diferencial no currículo, contando pontos na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho: “Fizemos questão de destacar esta vantagem, que é valorizada pelos nossos monitores por serem alunos dedicados e conscientes. Eles sabem que irão adquirir mais conhecimento dos conteúdos e das experiências em atividades técnicas, didáticas e cientificas”.

Recepção Acadêmica

Na segunda-feira, 12, a coordenação do curso de Ciências Contábeis também promoveu uma noite de diversas atividades para marcar a volta às aulas. O coordenador, professor Clóvis Uliana, abriu o encontro dando boas-vindas aos calouros e desejando sucesso a todos. Em seguida, a professora Thaise Canoff, da escola de ballet Thais Lavos, apresentou um número de dança do ventre.

A noite continuou com a exibição de um vídeo sobre a história da contabilidade, produzido pela Fundação Brasileira de Contabilidade. Veteranos e calouros também assistiram a uma reportagem do canal TV+ Unipar que destaca a conquista do selo ‘quatro estrelas’, em avaliação feita pelo Guia do Estudante, revista da Editora Abril, bem como os demais bons conceitos que o curso obteve junto ao MEC.

A apresentação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão ficou a cargo do professor Gervaldo Campos. Ao lado da formanda Mara Rossini, ele também apresentou os projetos que são desenvolvidos pela graduação no decorrer do ano letivo. Já a professora Isabel Gozer falou sobre o regulamento que rege as atividades complementares.

O coordenador geral do Ciunem (Centro de Integração Universidade Empresa), José Barotto, foi convidado para falar sobre a importância do estágio na formação acadêmica. Ele fez uma exposição detalhada das vantagens oferecidas pelo Ciunem, programa gerenciado pela Fundação Cândido Garcia.

A noite terminou com sorteio de brindes e música. O professor Jeferson Queiróz, no violão, e o estudante Fabio Scantamburlo, na sanfona, alegraram as turmas cantando diversos gêneros musicais. A animação foi contagiante e alunos arriscaram alguns passos de dança.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h