UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Engenharia Civil participa do 53º Congresso Brasileiro do Concreto

Publicado em: 16/01/2012 às 17:10

Encontro é considerado o maior evento científico da área

O professor Everlei Câmara, em pose, durante o Congresso
O docente durante sessão de perguntas após sua apresentação

O coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, professor Everlei Câmara, esteve em Florianópolis/SC participando do 53º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e considerado o maior evento técnico-científico na área.

Realizado no CentroSul, reuniu mais de 1200 congressistas, que debateram e conheceram as pesquisas, desenvolvimentos e inovações relacionadas ao concreto e seus sistemas construtivos. Mais de quinhentos trabalhos foram apresentados.

Concursos estudantis, curso sobre pré-moldados, palestras técnico-comerciais, visitas técnicas ao Continente Park Shopping e a Fabrica da Cassol, lançamento de livros e assembleia geral também integraram a programação do evento.

O coordenador da graduação participou apresentando o artigo científico ‘Utilização do Ultrassom para Verificação da Uniformidade de Blocos Cerâmicos de Alvenaria Estrutural e da Qualidade de Grauteamento’. O trabalho está ligado à tese de doutorado desenvolvida pelo docente na UFSC/Florianópolis, na área de Engenharia Civil.

O professor explica que o trabalho foi desenvolvido utilizando-se equipamento de ultrassom em blocos cerâmicos de alvenaria estrutural, com objetivo de criar uma metodologia de controle de qualidade de blocos entregues em obras, assim como da qualidade de grauteamento destes blocos. “Constatamos nos ensaios que é possível utilizar o ultrassom para tal finalidade”, destaca.

Para ele, foi de extrema importância participar do encontro. “É um evento grandioso que reúne profissionais de todo o país e palestrantes de renome internacional; além de agregar conhecimento, apresenta o que há de mais atual em estudos e tecnologias da área. Sem dúvida, irei utilizar muito material deste evento para trabalhar os diversos assuntos discutidos em sala de aula”.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h