UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Concurso de oratória foca legalização do aborto

Publicado em: 09/11/2011 às 17:26

Atividade de Direito estimula o desenvolvimento da capacidade discursiva

O estudante Paulo Polis, vencedor do concurso
Estudantes e a professora Tatiane (de verde)
Estudantes e professores da banca assistem às apresentações
Estudantes e professores da banca assistem às apresentações

Os calouros do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, participaram de uma atividade diferenciada que os levou a praticar a fluência verbal, ao mesmo tempo em que colaborou para o desenvolverem da consciência cidadã, crítica e científica. Trata-se do 2º Concurso de Oratória, que integra a disciplina de Linguagem Jurídica, ministrada pela professora Tatiane Henrique Sousa Machado.

O Concurso visa oportunizar uma situação de interação verbal, na qual os alunos exponham seus argumentos utilizando uma linguagem formal, além de estimular o desenvolvimento da capacidade discursiva. Este ano, o tema abordado foi ‘A Legalização do Aborto no Brasil é Capaz de Resolver o Problema do Abandono?’.

No concurso, os estudantes discorrem sobre o tema perante uma banca; os melhores são premiados. O os professores, Valdecir Pagani (coordenador do curso), Ana Paula Olivero Marques Gomes da Cruz, Luiz Roberto Prandi e Weslei Vendruscolo compuseram a banca avaliativa.

No microfone, estavam os estudantes João Paulo Pereira do Nascimento, Lorena Caseiro Martins, Silas dos Santos Fernandes, Vanessa Carvalho, Beatriz Andrade, Rejane Aparecida da Silva, Paulo Henrique Polis, Larissa Assis da Silva, Simoni da Silva, Jamille Bernardes dos Santos e Jéssica Nayara Freire, que capricharam nos argumentos, desenvoltura e postura em suas apresentações.

Pela banca, foram avaliados os quesitos de voz, conteúdo, apresentação e tempo. Depois de computadas as notas, os graduandos Paulo Henrique Polis, Lorena Caseiro Martins e Rejane Aparecida da Silva garantiram as três primeiras colocações. Cada um deles foi contemplado com a obra ‘Oratória para Advogados e Estudantes de Direito’, de Reinaldo Polito.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h