UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Professor participa do 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia

Publicado em: 03/11/2011 às 16:33

Odair Alberton apresentou trabalho e integrou eventos paralelos ligados ao setor

O professor Odair Alberton durante o evento
O professor Odair Alberton durante o evento

O professor doutor do curso de graduação em Engenharia Agronômica e do mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Umuarama, Odair Alberton, participou em Foz do Iguaçu/PR do 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, promovido pela SBM (Sociedade Brasileira de Microbiologia), no Rafain Palace Hotel (entre 2 a 6/10).

O evento de alto nível científico e planejado para oferecer uma atrativa programação científica, abordando temas relevantes e atuais da área, reuniu mais de duas mil pessoas. A conferência de abertura foi ministrada pelo professor PHD de Microbiologia, Imunologia e Infectologia, chefe do Departamento de Microbiologia e Imunologia do Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University – The Bronx, Nova York, Arturo Casadevall.

O professor Odair Alberton participou das sessões de apresentação de trabalhos, do simpósio em microbiologia do solo e apresentou, na modalidade banner, o trabalho ‘Respostas da Inoculação de Eucalipto e Pinus com Fungos ectomicorrízicos no Brasil’, que escreveu em parceria com a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, professora Glaciela Kaschuk. “O trabalho ficou na sessão de microbiologia do solo e teve uma boa procura”, destaca o docente. “Foi bem interessante, pois foram expostos mais de 2400 trabalhos e tivemos várias sessões (palestras) paralelas, com a participação de mais de cinquenta palestrantes internacionais”, pontua.

Odair Alberton também participou dos eventos ‘Enapron - II Encontro Nacional de Professores de microbiologia’ e ‘ISME 2011: Latin America Internacional Society for Microbial Ecology’, ofertados na programação do Congresso. No primeiro, participou de palestras, de discussões e troca de ideias. No segundo, também prestigiou palestras e teve contato com vários pesquisadores de renome nacional e internacional. “Foi importante para mim fazer contatos e ver as tendências na pesquisa científica, já que aqui na Unipar eu pesquiso o papel da ecologia microbiana do solo na agricultura, sendo fundamental para a sustentabilidade agrícola da nossa região, o arenito Caiuá”, destaca.

Para o professor, a participação foi uma oportunidade de atualização profissional. “Poder participar foi muito gratificante e contribuiu para a troca de ideias e experiências na área de formação didática em sala de aula e nas atualizações no ramo técnico e científico, conversando com vários colegas professores e pesquisadores, além de divulgar a Unipar em um evento deste porte”, ratifica Odair Alberton.

Para a participação, o docente recebeu ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h