UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Congresso e Jornada Odontológica reúnem participantes de Cascavel e Umuarama

Publicado em: 28/10/2011 às 15:28

Tradicionais eventos receberam quatrocentos convidados. O tema destaque foi implantodontia

Doutora Ivete Sartori ministra o curso ‘Reabilitação bucal utilizando implantes’
O coordenador do curso em Cascavel, professor Laerte Bremm abre evento
Bremm, ladeado pela diretora, professora Débora, pelo palestrante Fabiano Marson e professores
A diretora do Câmpus Cascavel, professora Débora, dá as boas-vindas aos convidados
Evento reuniu cerca de quatrocentos participantes, acadêmicos, professores e profissionais da área

Os cursos de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, dos Câmpus de Cascavel e Umuarama, realizaram em parceria a 16ª Jornada Odontológica e 9º Congresso de Odontologia. Especialistas, mestres e doutores das áreas de implantodontia, periodontia, endodontia e dentística ministraram palestras.

Para abordar implantodontia foi convidada a doutora Ivete Sartori, de Curitiba. A professora falou sobre reabilitação bucal utilizando implantes, apresentou o histórico da implantodontia, que vem sendo pesquisada e praticada desde a década de 1940.

Sobre o tema, atual e promissor, além da teoria, foram trazidos casos clínicos atuais utilizando implantes. “A estética branca, referente aos dentes, e rosa, da gengiva, hoje é bem diferente do que compreendíamos no início”, observou, destacando que “a implantodontia mudou a Odontologia como um todo: renasceu com a osseointegração.

Ela explica que antes, quando o paciente perdia os dentes, substituía-se por prótese removível; hoje, com a criação de recursos, é possível colocar o que muito se assemelha com o que ele tinha. “Os dentistas que incluem essa prática são mais realizados, pois possibilitam conforto ao paciente”, complementou, enfatizando a importância de se investir na capacidade profissional, em recurso material e técnica.

O coordenador do curso em Cascavel (sede desta edição do evento), professor Laerte Bremm, destaca a tradição do Congresso e Jornada, que reúnem alunos e professores dos cursos de Odontologia da Unipar e profissionais da área de toda a região, oportunizando nesta última edição os números mais expressivos desde a primeira versão da Jornada, realizada há 16 anos.

A equipe contabilizou quatrocentos participantes e mais de cem trabalhos de acadêmicos e de profissionais apresentados, incluindo os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos dois Câmpus. “Eventos deste porte constituem um diferencial acadêmico. Permitem a atualização sistematizada de conhecimentos em relação à materiais e técnicas que culminam na formação acadêmica e diferenciais de qualidade na promoção da saúde à comunidade, onde os futuros profissionais estarão inseridos”, afirma.

Também prestigiou o evento, a diretora do Câmpus Cascavel, professora Débora Venturin, que expressa a valia na promoção do conhecimento: “O evento trouxe grandes nomes da Odontologia e a participação expressiva dos acadêmicos, de forma a ser considerada uma semana de valorização pelo número de premiações de alunos e publicações, nacional e internacional”.

Redes sociais>