UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Professora apresenta trabalho no Congresso de Bioética

Publicado em: 13/10/2011 às 15:28

Doutora Tereza Rodrigues Vieira explanou estudo sobre o estatuto da diversidade sexual

A professora doutora Tereza Vieira no Congresso
A professora na editora Consulex com Adriana Zakarewicz

A professora doutora Tereza Rodrigues Vieira, do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Umuarama, participou do 9º Congresso Brasileiro de Bioética. Promovido pela Sociedade Brasileira de Bioética, evento foi realizado no Royal Tulip Hotel, em Brasília/DF (entre 7 a 10/9).

Com o tema ‘Uma Década Depois: Bioética (s) Poder (es) e Injustiça (s)’, englobou também o 1º Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, reunindo profissionais do Brasil e do exterior. Durante as atividades, a professora apresentou o estudo intitulado ‘O Estatuto da Diversidade Sexual e a Vulnerabilidade da População LGBT’. “Fui indicada pela OAB/Federal para redigir o Estatuto da Diversidade Sexual, com mais oito advogados de destaque nacional”, informa a docente.

No Congresso também foi destacado a imprescindibilidade dos Comitês de Ética em Pesquisa, o qual possui o escopo de proteger o bem-estar dos indivíduos pesquisados e a credibilidade das fontes.

“A Unipar já possui o seu Comitê bem estruturado e atento às normas éticas. Alguns cursos possuem a disciplina Bioética em sua grade curricular, cuja principal finalidade é refletir sobre os conflitos e controvérsias morais. Foi bastante positivo o evento, pois nem sempre temos a oportunidade de discutir com pesquisadores nacionais e internacionais as dimensões morais das ciências da vida e atenção à saúde, de forma interdisciplinar”, emenda a docente.

A professora leciona a disciplina de Biodireito e a Tutela Jurisdicional das Minorias no mestrado da Unipar e, na graduação, desenvolve projetos de pesquisa, orientação, debates e aulas nos Câmpus de Umuarama e Guaíra.

Segundo ela, as discussões e reflexões em temas de bioética tem se ampliado por todo o mundo, por ser um importante instrumento utilizado na luta por uma sociedade mais ética e pluralista. “Trata-se de uma maneira diferente de pensar na plena realização de si e na melhor qualidade de vida. A meu ver, a bioética tem se mostrado importante na discussão dos temas que envolvem a vida, a morte, a qualidade de vida e a dignidade humana”.

Na Consulex

Aproveitando a passagem por Brasília, Tereza Rodrigues Vieira visitou a Editora Consulex. Lá, confirmou com a diretora executiva, Adriana Zakarewicz, a publicação de mais duas obras sobre minorias e a segunda edição de ‘Ensaios de Bioética e Direito’.

Para a participação no evento, a professora contou com ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h