UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Concurso Charrete encerra Semana de Arquitetura

Publicado em: 11/10/2011 às 15:04

Evento aguçou a criatividade dos estudantes. Minicursos e palestras integraram as atividades

Equipe vencedora do concurso junto ao projeto
Professores com a equipe que venceu a Charrete
A professora da UEM, Tânia Galvão Verri, abriu a Semana com a palestra ‘A Mobília Brasileira’
Estudantes de todas as séries participaram da Semana
Estudantes de todas as séries participaram da Semana
Estudantes de todas as séries participaram da Semana
Estudantes atentos na oficina de pinturas de efeitos decorativos
Estudantes atentos na oficina de pinturas de efeitos decorativos
Trabalho da equipe N´GISED, que ficou com a terceira colocação
Trabalho da equipe A Máquina II, que ficou com o segundo lugar
Trabalho produzido pela equipe Metamorfose Ambulante, que foi a campeã
Comissão julgadora analisando os trabalhos

Pranchas, um cd com informações de apoio, um tema central, muitas ideias e 24 horas de intenso trabalho. Esta foi a experiência vivenciada pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Umuarama, durante a 11ª Charrete.

O concurso encerrou a 14ª Semana de Arquitetura e Urbanismo. Divididos em 14 equipes, estudantes e professores passaram 24 horas na Universidade para a elaboração de projetos arquitetônicos, no intuito de aguçar a reflexão, análise e interpretação de problemas como balizador de conhecimentos e soluções projetuais.

O tema proposto foi ‘Design de Objeto de Uso Cotidiano: Confecção de um Assento e Luminária’. Depois de intenso trabalho, a equipe Metarmofose Ambulante, composta pelos estudantes Guilherme Fonseca, Adison Pavão, Marcelo José da Silva, Ueliton Nascimento, Thaymili Sanches, Rodrigo Barros, Anderson Fujihara, Guilherme Serafim, Vania Franzini, Karina Piai, Sandy Pavan e Marco Baraldi foi a campeã. Cada um ganhou um relógio mola como prêmio.

O segundo lugar ficou com a equipe A Maquina II; seguido pela equipe N´GISED, que alcançou a terceira colocação. Palestras e minicursos também integraram a Semana, que este ano teve como tema ‘Arquitetura e Design’. Para abrir o encontro foi convidada a arquiteta e professora da UEM, Tânia Galvão Verri, que abordou ‘A Mobília Brasileira’. Em seguida foi a vez da ex-professora da Unipar Elis Magna Fernandes dividir seus conhecimentos sobre ‘Subversão dos Objetos’.

Da Unipar, Câmpus Cascavel, vieram os professores Emerson Souza dos Santos e Alberto Gerardo Garcia, que ministraram os temas ‘Arquitetura e Design’ e ‘Feira de Milão’, respectivamente. O representante da empresa Suvinil, Idino Eder Grando, foi convidado para repassar aos estudantes dicas sobre ‘Cor e Espaço’; o profissional citou bons exemplos de como se aproveitar as infinidades de cores e os espaços livres disponíveis.

Da UEM também veio o professor Carlos Augusto Tamanini, que versou sobre ‘Acústica Arquitetônica’. Outro tema que prendeu a atenção dos graduandos foi ‘Design: Interfaces entre Ergonomia, Recursos e Comportamento’, ministrado pelo professor Richard Hugh Bente, da Unipar, Câmpus Francisco Beltrão.

Oficinas também integraram as atividades. Dentre os temas, ‘Modelagem em Papel’, ‘Subversão dos Materiais e dos Objetos’, ‘Pinturas de Efeitos Decorativos’, ‘Corel Draw para Arquitetos’ e ‘Concurso de Ideias: Criação Conceitual-Aplicação em Cadeiras’.

“Este é um momento de propiciar aos estudantes trocas de experiências na construção da relação dentre o design do objeto e da produção e expressão arquitetônica”, ressalta a coordenadora do curso, professora Wanda Bononi, acrescentando que as atividades desenvolvidas complementam a formação acadêmica.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h