UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Estudantes de Engenharia Civil participam do Eninc

Publicado em: 11/10/2011 às 10:47

No evento nacional, em Foz do Iguaçu, a turma conheceu tendências inovadoras

Os estudantes em pose, no evento

Aliar teoria e prática na formação de profissionais, para que atendam as exigências do mercado, é um dos grandes desafios de instituições de ensino superior. Nesse quesito, o Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil (Eninc), realizado em Foz do Iguaçu/PR, foi uma ótima oportunidade para estudantes da Universidade Paranaense (Unipar) - Câmpus Umuarama, que, por meio do Sebrae/PR, organizaram uma caravana para participar do evento (de 21 a 23 de setembro).

De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Umuarama, Adriano Pereira da Silva, o objetivo da visita foi apresentar aos alunos as tendências e tecnologias inovadoras do setor. “O mercado da construção civil exige que o profissional esteja em constante renovação. Pensar em inovação e técnicas construtivas diferenciadas é fundamental para quem está no mercado ou, ainda, para estudantes que pretendem acessar o mercado”, afirma Adriano Pereira.

O coordenador do curso de Engenharia Civil da Unipar, Everlei Câmara, acompanhou o grupo de 40 alunos. Para ele, o Eninc oferece grande contribuição para a formação dos profissionais. “Além de colocar os alunos diante das novidades referentes à construção civil, também permite o contato com profissionais atuantes no mercado de trabalho. A troca de informações é uma experiência produtiva”, analisa Everlei Câmara, ao informar que essa foi a segunda vez que os alunos participaram do evento.

Entre as inovações em produtos e conceitos apresentados durante o evento, o coordenador da Unipar destaca a máquina de revestimento de paredes com argamassa, que garante mais produtividade, as energias renováveis e as casas sustentáveis. “Os assuntos levantados no evento são muito pertinentes para a atualidade, tanto que trouxemos as informações para debater em sala de aula”, ressalta Everlei Câmara.

Outro ponto positivo do Eninc, segundo o coordenador da Unipar, é o estimulo ao empreendedorismo, tento em vista que o setor de construção civil, em Umuarama, segue o mesmo ritmo de crescimento do País. No cenário mundial, Everlei Câmara diz que o Brasil é percebido como país emergente e tal desenvolvimento é refletido na construção civil. “Em Umuarama, temos inúmeras obras em andamento e, por isso, já sentimos falta de profissionais qualificados”, completa.

Para a estudante de Engenharia Civil da Unipar Umuarama, Vanda Zago Lupepsa, a participação do Eninc 2011 foi importante para conhecer as inovações em métodos de trabalho, comercialização, normas e tendências de mercado. “Tudo isso nos remete ao mundo real da Engenharia Civil, porque, quando nos formamos, temos uma vasta área de trabalho e as palestras e empresas expositoras nos ajudam a escolher um campo da engenharia”, destaca.

Para a estudante, o que mais chamou a atenção foi a palestra sobre prevenção de catástrofes. Vanda Lupepsa também cita um estande que demonstrou a produção do telhado verde, composto por jardim sobre as telhas. “Com a palestra, percebi como a profissão pode ajudar a conter ou diminuir a intensidade de desastres. Também percebi, no evento, que podemos contribuir muito para a preservação ambiental e para melhorar a vida das pessoas”, observa.

Entre os resultados da visita ao Eninc 2011, Vanda Lupepsa cita a maior consciência ambiental, a percepção da responsabilidade da profissão e o conhecimento sobre as novidades do mercado. “Hoje, tecnologias e ferramentas mudam muito rápido. Temos de acompanhar as inovações e tendências para sempre melhorarmos a segurança e a responsabilidade do que nos propomos a fazer”, argumenta a estudante.

Eninc 2011

A terceira edição do Eninc contou com um showroom sobre tendências de mercado e inovações tecnológicas, mais de 30 palestras e painéis de debates e um ambiente propício à troca de experiências e informações. O encontro recebeu estudantes, autônomos, engenheiros, arquitetos e empresários da construção civil de todo o território nacional, e de países vizinhos, como Paraguai e Argentina.

O Eninc 2011 é organizado pelo Sinduscon/Oeste-PR e Fundação Paranaense para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria da Construção (Fundatec), com o Sebrae/PR, e parceria do Sinduscon/Paraná, Sinduscon/Norte e Sinduscon/Noroeste; Sistema FIEP; Itaipu Binacional; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PR) e Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar)

Texto e foto: Assessoria de Imprensa/Sebrae

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h