UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: Minicursos norteiam a Jornada de Ciências Biológicas

Publicado em: 02/09/2011 às 15:50

Chegando à nona edição, semana inova com a realização do primeiro concurso de fotografias

A Jornada reuniu estudantes, professores, ex-alunos e profissionais da área
A Jornada reuniu estudantes, professores, ex-alunos e profissionais da área
A Jornada reuniu estudantes, professores, ex-alunos e profissionais da área
Luciano Gasques durante abertura da semana
A palestrante Débora Sant’Ana
Os professores Luciano Gasques, Débora Sant’Ana e André Valério

Troca de conhecimento foi o ponto alto da 9ª Jornada Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama. Estudantes, professores, ex-alunos, mestrandos e profissionais do setor se reuniram em uma semana cheia de atividades (entre 22 e 26/08).

A Jornada começou com a palestra ‘O papel do professor de biologia na formação crítica do cidadão: entre conceitos científicos e interesses econômicos’, proferida pela professora doutora Débora Sant’Ana, da Universidade Estadual de Maringá.

Em seguida, o coordenador do curso, professor Luciano Gasques, debateu com os participantes ‘O papel da biotecnologia na preservação de florestas nativas’.

Minicursos também entraram na programação. Os mestrandos Edson Gerônimo, Jaqueline Araújo e Valério Balani, da Unipar, ministraram os temas ‘Taxidermia’, ‘Incrustração em resina’ e ‘Histórico, princípios e perspectivas do diagnóstico molecular’.

E os mestrandos Rodrigo Junio da Graça e Flávia Sicielli de Lima, da UEM, repassaram informações sobre ‘Elaboração de materiais didáticos’. ‘Cronobiologia’ foi o tema explorado por Paulo Galvanini, doutorando da UEM. Outro tema abordado foi ‘Aspectos de dendroecologia e dendrocronologia’, proferido pelo técnico Daniel Mantagnher, do setor de botânica da UEM.

Da UEM também foram convidadas as doutorandas Andréia Isaac, que abordou ‘Ecologia trófica’, e Vivian Nunes Gomes, que falou sobre ‘Marcadores moleculares como ferramentas para desvendar a biodiversidade’. O biólogo da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), José Cosme de Lima, veio para falar sobre ‘Sistemas agroflorestais e sustentabilidade’.

Professores da Unipar também dividiram seus conhecimentos com a plateia da Jobio: Douglas Dragunski, do curso de Farmácia, versou sobre ‘Utilização de biofilmes para conservação de frutas’ e Satuki Suguimatti, de Ciências Biológicas, abordou ‘Técnicas de Bonsai’. Os participantes também aprenderam técnicas para falar em público, com a psicóloga Patrícia Gasques.

Uma das novidades desta edição da Jobio causou frisson. Foi o 1º Concurso de Fotografias. A palestra ‘Noções Básicas de fotografia em máquinas compactas’, ministrada pelo professor José Gaspar, coordenador do curso de Química, fez parte da atividade. Os vencedores foram Marlene Cesari Rodrigues, 1º lugar; Maria de Fátima Ferreira, 2º; e Alana Castelini, 3º.

“A jornadas acadêmicas que promovemos contribuem para o enriquecimento de conteúdos complementares que buscamos em diferentes áreas; também permitem o contato dos estudantes com egressos do curso e profissionais de outras instituições, por isso nos empenhamos em elaborar uma programação eclética e em fazer com que os objetivos sejam alcançados”, ressaltou o coordenador, que está satisfeito com os resultados desta edição: “Foi produtiva em todas as fases, com boa participação, o que nos permitiu cumprir com todos os objetivos”.

Redes sociais>