UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: Pedagogia promove capacitação em educação especial

Publicado em: 29/07/2011 às 15:44

Realizado em parceria com o NRE, o curso contemplou estudantes e profissionais da região

Mais de 300 estudantes e profissionais participaram
Mais de 300 estudantes e profissionais participaram
Mais de 300 estudantes e profissionais participaram
Mais de 300 estudantes e profissionais participaram
As professoras Débora Sant´Ana e Rosângela Buosi

O curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, foi parceiro do Núcleo Regional de Educação no evento de capacitação ‘A mediação docente no ensino especial e na educação inclusiva’. A iniciativa contemplou estudantes da graduação e professores da rede estadual e de entidades conveniadas. Mais de trezentos participaram (em 25 e 26/07).

A capacitação é um projeto de ensino do curso e aconteceu na disciplina ‘Educação Especial e Integração Social’, ministrada pela professora Rosângela Buosi. “Nosso objetivo é promover a integração dos estudantes à prática e aos problemas vividos no ensino especial e na educação inclusiva, aproximando-os da realidade profissional”, explicou.

Já para os profissionais que trabalham com deficientes visuais e auditivos e nas salas de recursos, classes especiais do ensino fundamental e Apae, “o intuito é a atualização de conhecimentos e o aperfeiçoamento da prática, objetivando a qualidade do ensino aos alunos especiais”, diz a coordenadora da Educação Especial do NRE, professora Hernestina Mendes.

O curso, ministrado por professores da Unipar e do NRE, focou as áreas de deficiência intelectual e visual e transtornos globais do desenvolvimento. Dentre os diversos temas abordados estão ‘Fisiologia do olho e encaminhamentos pedagógicos’, ministrado pela professora doutora Débora Sant´Ana; ‘O novo enfoque do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental’, com as professoras Creusa Villela e Marlene Rissi; e ‘Ressignificando a educação física na educação especial’, proferido pelos professores Rosemary do Rocio e Fábio Gonzalez.

Para a estudante Juliana Caldeira, o curso proporcionou interação e enriquecimento dos conhecimentos adquiridos em sala. “É um meio de agregar mais aprendizado sobre como deve acontecer este processo da inclusão nas instituições escolares e, também, compartilhar meus anseios para minha carreira de pedagoga”.

Redes sociais>