UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: Engenharia Agronômica promove aula prática sobre mecanização

Publicado em: 18/07/2011 às 15:42

Em busca de conhecimentos complementares, estudantes vão a campo

Turma durante aula prática no Hospital Veterinário...
...e na Usina de Açúcar Santa Terezinha em Ivaté/PR
Patinagem de pneus, acoplagem de equipamentos e manobras de campo foram estudados no HV
Patinagem de pneus, acoplagem de equipamentos e manobras de campo foram estudados no HV
Na Usina, estudaram mecanização agrícola

A turma do 2º ano do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, está entusiasmada com a série de aulas diferenciadas da disciplina de Energias, Máquinas e Logística, ministrada pelo professor doutor Rone Batista de Oliveira. O objetivo é levá-los a conhecer ainda mais sobre maquinários agrícolas.

No decorrer do primeiro semestre, eles foram levados ao Hospital Veterinário, no Campus II da Unipar, e à Usaçucar (Usina de Açúcar Santa Terezinha), no município de Ivaté/PR, para realização das aulas práticas. “O nosso objetivo foi ensinar os alunos as principais etapas de preparo e adequação do trator conforme a exigência das operações no campo, visando o melhor desempenho com menor gasto de combustível possível”, explica o professor.

“Também visamos oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer a importância de uma logística de controle e prevenção de problemas na frota de máquinas de uma usina de cana-de-açúcar, visando à otimização e redução de custos de manutenção e operação das máquinas agrícolas”, emenda.

No HV, os estudantes observaram e aprenderam sobre a patinagem dos pneus, tipos de acoplamentos e lastragem e manobras de campo; na Usaçucar, conheceram as máquinas utilizadas na produção de cana-de-açúcar, a oficina mecânica da empresa e os laboratórios de treinamento do ‘Jovem Aprendiz’ e de controle e qualidade de óleos e lubrificantes.

“No laboratório de treinamento ‘Jovem Aprendiz’, eles identificaram as ferramentas, motores, sistemas de transmissão, ar condicionado e freios”, informa Oliveira. Segundo ele, a experiência foi positiva porque permitiu aos estudantes “entenderem a relação direta das máquinas agrícolas em um dos maiores segmentos do agronegócio: a cana-de-açúcar”. “O uso de máquinas nas empresas agrícolas é imprescindível, devido à escassez e alto custo de mão-de-obra, para aumentar a eficiência na produção de alimentos e reduzir o esforço humano”, ressalta.

Além das atividades em classe, mais de dez alunos do curso participam dos projetos de pesquisa e extensão do professor, que tratam dos aspectos da Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos e Agricultura de Precisão. “A pesquisa visa trazer melhorias em um dos mais atuais e competitivos mercados do agronegócio”, explica o docente. “Para 2012, o curso prevê a implantação de um laboratório didático de Mecanização Agrícola que colocará à exposição todo o funcionamento de um motor a diesel e seus sistemas complementares”, avisa.

Redes sociais>