UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Centro de Saúde Escola comemora dez anos com ações

Publicado em: 30/06/2011 às 16:42

Entre elas, campanha de vacinação, orientação sobre câncer de mama e dengue e doação de brinquedos

Teste de glicemia também foi oferecido aos pacientes
A nutricionista Catia Moura entrega o *kit* nutricional
Para comemorar a data, brinquedos foram doados às crianças
Para comemorar a data, brinquedos foram doados às crianças
Para comemorar a data, brinquedos foram doados às crianças
Para comemorar a data, brinquedos foram doados às crianças
Pacientes do Centro recebem o *kit* nutricional
Estética relaxou os pacientes com massagem
Estética relaxou os pacientes com massagem
Equipe do Centro de Saúde Escola
Márcia Pavan com estagiárias do projeto

A UBS/CSE (Unidade Básica de Saúde/Centro de Saúde Escola) está comemorando dez anos de bons serviços prestados à população. O fato foi celebrado com diversas atividades para a comunidade assistida (entre 06 e 10/06).

Durante toda a semana, estagiários do curso de Enfermagem realizaram testes de glicemia, aplicação de vacinas em crianças que estavam com doses em atraso e repassaram orientações de prevenção do câncer de mama e da dengue. O grupo também fez a alegria dos pequenos com doação de brinquedos. Complementando, momentos agradáveis proporcionados pela turma de Estética e Cosmética, com massagem relaxante e maquiagem, entraram na pauta.

Todas as pessoas que passaram pelo projeto receberam um kit nutricional (granola, aveia e receita de vitamina saudável) e foram orientadas pela nutricionista Catia Moura sobre a importância de produtos integrais na dieta de pacientes diabéticos. Enquanto aguardavam atendimento, alguns pacientes também participaram de uma dinâmica promovida pelos estagiários de Psicologia.

O Centro de Saúde Escola é um projeto de extensão do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, e começou suas atividades em 2001, com o propósito de aproximar os alunos da futura realidade profissional. No ano passado, depois de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o projeto passou a atender também como Unidade Básica de Saúde, se tornando um modelo de referência na área.

Além de médicos (nas áreas de clínica geral e ginecologia) e profissionais das áreas de enfermagem, estética e cosmética, biomedicina, nutrição, farmácia e odontologia, o Centro também dispõe serviços de shantala (massagem relaxante para bêbes), drenagem linfática e orientações de exames laboratoriais.

Hoje o espaço conta com a colaboração de oitenta estudantes, que foram treinados para prestar serviços de qualidade à comunidade. “Somente em 2010 realizamos mais de 12 mil atendimentos”, informou a responsável técnica do projeto, enfermeira Márcia Pavan.

Com propósito de melhorar cada vez mais os serviços prestados à população, no mês passado a UBS/CSE inaugurou um ambulatório de puericultura para recém-nascidos. A iniciativa tem como objetivo principal reduzir os índices de proliferação de doenças e da mortalidade infantil.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Maristela Azevedo, faz uma avaliação positiva desses dez anos. “O Centro é um projeto que deu certo, superando as expectativas desde sua implantação. Ao longo dessa década conseguimos inserir os acadêmicos na prática da saúde pública, promovendo a construção da cidadania e do desenvolvimento”.

E acrescenta: “Aqui o paciente tem à disposição uma estrutura arrojada, um espaço que congrega vários cursos, onde os estudantes trabalham com responsabilidade social e as ações são desenvolvidas com orientação de profissionais e professores”.

Com o aumento dos serviços, atualmente o projeto atende cerca de dois mil pacientes/mês. “Continuamos em fase de ampliação das ações e, neste ano, vamos realizar a primeira edição do ‘Outubro Rosa’, em comemoração à campanha mundial de prevenção do câncer”, completa a coordenadora.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h