UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: Postura profissional norteou Fórum Pedagógico

Publicado em: 30/06/2011 às 14:47

Evento de Arquitetura e Urbanismo levou estudantes a aprofundar discussão sobre ética

A coordenadora do curso, professora Wanda, com Hulsmeyer e Flávio Úren
Equipe do curso de Arquitetura presenteia o palestrante Flávio Úren
Evento lotou o auditório do Campus Tiradentes

Refletir conteúdos do projeto pedagógico do curso nos aspectos relacionados à conduta administrativa do futuro profissional e nas atividades extracurriculares. Foi com este objetivo que o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, realizou seu 8º Fórum Pedagógico (em 9/6).

O evento despertou a atenção dos estudantes, que lotaram o auditório do Campus III da Unipar. Os professores Alexander Hulsmeyer, de Umuarama, e Flávio Úren, de Cascavel, foram os convidados da noite para palestrar. Eles abordaram a importância das ‘Atividades Complementares como Requisito para Formação Acadêmica e Exigências do MEC (Ministério da Educação e Cultura)’ e ‘Ética e Excelência na Profissão de Arquitetura’, respectivamente.

A coordenadora do curso, professora Wanda Bononi, conduziu o evento. Ao se pronunciar, Hulsmeyer abordou matrizes curriculares, atividades complementares que devem ser cumpridas pelos estudantes e como é feito o cálculo das horas extracurriculares.

Em seguida, Úren prendeu a atenção dos estudantes abordando pontos importantes da ética. De forma dinâmica, repassou dicas e compartilhou experiências, promovendo junto aos graduandos uma reflexão da postura universitária e sobre o que esperam no futuro próximo, com a carreira escolhida.

Além disto, o professor deu dicas para uma boa qualificação, pensamentos voltados à solução de problemas, como possuir identidade em comum com os clientes, tradições e códigos de ética e exemplos de serviços de alto grau de personalização. Dicas sobre vestimentas, vocabulário, emoções e atitudes também entraram na lista. “Credibilidade está diretamente ligada à sua ética. Ela deve ser nosso maior patrimônio”, ressaltou o professor.

Outro assunto que também chamou a atenção dos participantes foi a explicação sobre a certificação profissional do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). O professor apresentou o processo de certificação do Programa de Excelência – Projetos, Execução e Manutenção – Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências.

Úren apresentou os quinze módulos pelo qual passou, as características do curso de compatibilização e o projeto realizado para o Hotel Íbis, em construção em Cascavel/PR, que foi utilizado para o processo de avaliação de projeto, necessária para o processo de certificação. “Mais de 330 fizeram o processo comigo e só três conseguiram a certificação. Durante as provas, só se pode errar uma pergunta e o projeto precisa obter nota acima de 9”, explica o professor. “Em todo o Estado, temos apenas sete arquitetos com esta certificação; eu fui o quinto”, orgulha-se.

Como conselho, destacou: “Projetar qualquer arquiteto pode. Ser um bom arquiteto requer algumas qualidades especiais. Para ser excelente, no entanto, há que se superar sempre. O melhor projeto sempre há de ser o próximo, mesmo que o último já esteja ótimo”.

Ao final, um vídeo sobre projeto realizado por Bjarke Ingels (BIG), arquiteto de 38 anos, considerado referência, incrementou a programação. E um coquetel de confraternização promoveu a integração entre os participantes.

Redes sociais>