UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Cianorte: Estudante de Moda é semifinalista em concurso da Lycra

Publicado em: 24/06/2011 às 16:52

Rafael Biagio Biazotto está entre os 120 semifinalistas em concurso que incentiva novos talentos da moda

O estudante Rafael Biagio Biazotto

Aplicação, vontade de fazer sempre mais, plantar hoje para colher bons frutos no futuro. Estes são alguns dos ingredientes que movem a vida acadêmica de Rafael Biagio Biazotto, estudante do 2º ano do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cianorte.

Junto à equipe do curso, o graduando comemora sua aprovação para os semifinalistas do concurso Lycra Future Designers. Em sua terceira edição, o concurso incentiva os novos talentos do ramo a mostrarem suas criações. Este ano as categorias são Jeanswear, Swimwear e Underwear. São 40 semifinalistas em cada categoria, totalizando 120. No concurso, os participantes apresentam seus trabalhos para especialistas da moda no Brasil, ganhando visibilidade no mercado nacional.

Rafael Biazotto está entre os semifinalistas na categoria Jeanswear. Para participar, o estudante precisou se inscrever e enviar um croqui de um look feminino, no segmento que escolheu. “Descobri o concurso durante a minha participação no ‘Dragão Fashion Brasil 2011’, a Lycra tinha um estande no evento e, enquanto participava de um concurso de moda, já estava olhando em busca de outros”, conta.

Rafael conta que decidiu participar “para mostrar sua identidade” e porque ama desafios. “Esse, em especial, me motivou a mostrar minha identidade, pois a temática era livre, o que me levou a um exercício criativo muito intenso de pesquisa, de reinventar o que já existe, de apostar naquilo que realmente acredito”, argumenta, justificando que por que escolheu a categoria Jeanswear. “No meu dia a dia uso o jeans para produzir calça, jaqueta, colete, casaco, mas essa foi a oportunidade de transformar um material tão comum do nosso cotidiano em algo surpreendente”.

As etapas, Rafael vai conquistando uma a uma. Ele conta que a primeira etapa foi de criação, descobrimento do tema, desenho da roupa e texto inspirativo. “A segunda é esta que estou vivendo, de execução do produto. Transformar a ideia, o conceito em roupa... A modelagem é ousada, criando uma silhueta singular, algo simples e ao mesmo tempo sofisticado”.

Rafael descreve que a sensação quando soube ser um dos semifinalistas indescritível: “Quero mostrar minhas aptidões não apenas aqui na minha cidade, na ‘Rose Modelagem’ [empresa onde trabalha], mais em todo o país e, por que não, no mundo? Essa é a hora de ousar e tentar todas as possibilidades que Deus tem me permitido alcançar”.

“Rafael é um estudante esforçado e bastante participativo, exigente com relação à qualidade do curso que faz; antenado, está sempre mostrando interesse em aprender cada vez mais”, destaca a coordenadora do curso, professora Márcia Regina de Souza Ruiz. “Fico imensamente feliz por sua classificação e com certeza todo o curso está torcendo por ele para que possa passar para a próxima fase do concurso”, emenda.

O Concurso

Dividido em quatro fases (inscrição, 1ª fase, semifinal e final), o concurso Lycra Future Designers acontece desde 2009 e reúne estudantes de todas as partes do país. Após envio dos looks, as peças são avaliadas e itens como proporção do desenho, tema e relação com o croqui e criatividade são considerados. Na primeira fase, a atual do concurso, 120 são escolhidos, sendo 40 em cada categoria.

Para a semifinal, os participantes recebem o 1º Kit com quatro metros de tecido para confecção do look no segmento escolhido e baseado no croqui inscrito na primeira etapa. Depois de pronta, a peça deve ser enviada acompanhada pela ficha técnica explicando passos e recursos utilizados na produção. A defesa da criação também deve ser enviada por CD ou DVD com arquivo em PDF ou um vídeo de até 1 minuto, postado no Youtube. Nesta fase, as peças são avaliadas pela modelagem, acabamentos, aviamentos utilizados e qualidade da ficha técnica. Critérios também considerados na final. Em 8 de agosto, 18 candidatos são escolhidos, sendo seis em cada categoria, que se tornam finalistas do concurso. Os nomes deverão ser divulgados em 17 de agosto.

Para a grande final, os participantes receberão o 2º Kit com vinte metros de tecido e, deverão confeccionar cinco looks femininos, seguindo sua inspiração inicial. As fichas técnicas também devem ser enviadas com as peças. Dos cinco looks enviados, três serão selecionados na etapa final para compor o desfile. A final está marcada para acontecer no próximo dia 25 de outubro em São Paulo.

Os três vencedores do concurso (um por categoria) ganharão uma viagem para visitar a Feira Premiére Vision Pluriel, referência mundial no segmento têxtil, em Paris. Os segundos colocados ganharão um Tablet e os terceiros colocados, um MP3 Player.

Redes sociais>