UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: Jornada de Medicina Veterinária discute novos campos de trabalho

Publicado em: 16/06/2011 às 13:55

Com professores da Unipar, UFPR, PUCPR, UEL, UEM, intercâmbio de conhecimentos marcou o evento

Professor Leo Miloca, coordenador do curso de Administração, abriu o encontro
Jornada reuniu mais de cem participantes

Mais uma vez, a Jornada do curso Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, foi marcada por bons resultados. Em sua 15ª edição, a Jovet reuniu mais de cem participantes para debater assuntos atuais, focados na pecuária e agroindústria regional. Durante uma semana, professores renomados da Unipar, PUCPR, UEM, UEL e UFPR foram convidados para dividir suas experiências com os estudantes e profissionais.

O professor Leo Miloca, coordenador do curso de Administração da Unipar, abriu a Jornada abordando o tema ‘Desenvolvimento profissional: uma questão de atitude’. A semana prosseguiu com a professora doutora Cláudia Yurika Tamehiro, da UENP de Bandeirantes/PR, debatendo sobre ‘Componentes de um programa de biosseguridade em matrizes de frango de corte’.

‘Aspectos práticos na criação de frangos de corte’ foi colocado em pauta pela médica veterinária Patrícia Franco Previato; o professor doutor Nereu Carlos Prestes, da Unesp, Campus Botucatu/SP, foi o convidado para discutir ‘Cirurgias do trato reprodutivo de machos e fêmeas em equinos e ruminantes’; já o mestrando em Ciência Animal, biólogo Édson Gerônimo, dividiu seus conhecimentos em um minicurso prático sobre taxidermia.

Outro assunto que chamou atenção de estudantes e professores foi ‘Manejo em bovinocultura de corte’, ministrado pelo médico veterinário Edson de Azevedo Ribeiro, da Fazenda Copacabana, em Xambrê/PR; ‘Ovinocultura de corte: principais tópicos de manejo, sanidade, raças e reprodução’ foi o tema discutido pelo agrônomo Cláudio José Araújo e o médico veterinário Odilei Rogério Prado, ambos da UFPR; ‘Reprodução em Bovinos de Corte’ ficou a cargo do professor doutor da UEM, Antônio Campanha Martinez.

Outros temas que despertaram interesse dos participantes foram ‘Odontoestomatologia em animais de zoológico’ e ‘Medicina de pets exóticos’, ministrados pelo professor doutor da Unipar, José Ricardo Pachaly. Já o professor Renato Herdina Erdmann, da PUCPR, dividiu conhecimentos sobre ‘Biotecnologias em reprodução aplicadas a felinos selvagens’.

Para discutir sobre ‘Leptospirose e brucelose animal e humana’, o convidado foi o professor doutor da UEL, Julio César de Freitas; ‘Leishmaniose animal e humana’, professor doutor da UEL, Italmar Teodorico Navarro; ‘Enteroparasitoses de potencial zoonótico’r, professora doutora da UEL, Fabiana Maria Ruiz Lopes; e ‘Toxoplasmose: do animal para o homem e suas consequências’, professora doutora Regina Mitsuka Breganó.

Para a coordenadora da graduação, professora Tatiane Camacho Mendes, a Jornada foi um momento de integração e de muita troca de conhecimentos, o que contribuiu para a formação dos estudantes.

“Nosso intuito é estimular os acadêmicos a participar de outras atividades, além daquelas desenvolvidas em aulas teóricas e práticas. E como a medicina veterinária tem extensas áreas de atuação, surge a necessidade de um encontro como este, onde o contato direto do aluno com profissionais renomados abre novos caminhos para a área científica e o mercado de trabalho”.

Redes sociais>