UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Palestra foca novidades científicas da toxoplasmose

Publicado em: 05/05/2011 às 15:25

Promovido pelo Mestrado em Ciência Animal, evento foi ministrado pelo professor Aristeu Vieira

Evento atraiu mais cem participantes
Palestrante e plateia interagem durante palestra
O palestrante, professor doutor Aristeu Vieira
Insensato Coração: Toxoplasmose em tempos de globalização foi o tema do evento
Aristeu (ao centro) ladeado por professores de Medicina Veterinária e Mestrado em Ciência Animal

O programa de Mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, comemora o sucesso da palestra promovida com o professor doutor da Universidade Estadual Feira de Santana, Aristeu Vieira. Intitulada ‘Insensato Coração: Toxoplasmose em Tempos de Globalização’, reuniu mais de cem participantes no Anfiteatro B da Universidade (em 26/04).

Voltada à área de ciências da saúde, a palestra teve por objetivo discutir informações extracurriculares ligadas ao tema e reuniu estudantes e professores de Medicina Veterinária, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia e do Mestrado em Ciência Animal, entre outros.

A doença entra em cena por ter sido citada na novela da Rede Globo, com alguns equívocos. A idéia, com o evento, foi esclarecer melhor seus malefícios e discutir novidades científicas da toxoplasmose, infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que pode ser congênita ou adquirida, e incide no homem, noutros mamíferos e em aves. A forma congênita acomete o sistema nervoso central e a forma adquirida pode atingir vários órgãos, como pulmões, fígado, coração.

“O professor Aristeu Vieira foi o primeiro coordenador deste mestrado e é expert no assunto. Foi, de fato, muito importante tê-lo conosco ministrando a palestra. Os participantes puderam aprofundar ainda mais seus conhecimentos e interagir com um profissional excelente”, declara a coordenadora do programa, professora Daniela Dib.

A coordenadora conta que os presentes participaram ativamente. “Houve dinâmica entre palestrante e plateia. Os participantes aproveitaram para esclarecer dúvidas e fizeram suas perguntas ao final da palestra”. Para a professora, o saldo do evento foi mais que positivo: “O evento foi realmente um sucesso. Primeiro, se referindo a um tema de elevada importância para a saúde pública e, também, devido à interação do Mestrado em Ciência Animal com diferentes cursos de graduação”.

Ofertado desde 2006, o programa de mestrado em Ciência Animal figura entre os tradicionais, na Unipar. Com área de concentração em saúde animal, oferece três linhas de pesquisa: Clínica Veterinária e Terapêutica Experimental; Saúde Pública e Medicina Veterinária Preventiva; e Reprodução e Sanidade na Produção Animal. Coordenado por Daniela Dib Gonçalves, tem por objetivo consolidar atividades científicas em Ciência Animal, formando profissionais com capacidade para produzir, divulgar e utilizar conhecimentos relevantes à saúde animal, destinados ao ensino, pesquisa e atuação no setor produtivo.

É recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) segundo a Portaria MEC nº. 679 de 15/03/2006. Atualmente possui conceito três na Capes, tendo obtido na última avaliação trienal de cursos índices de desempenho que permitem sua futura ascensão para o conceito quatro. Integra a área de Medicina Veterinária.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 11h28 às 17h48
Sáb. das 08h30 às 12h50
Ou ligue: 0800 601 4031