UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Educação Física contempla 500 crianças com avaliação física

Publicado em: 03/05/2011 às 16:35

Elas integram projeto social da Afsu; atividade faz parte de projeto de pesquisa do curso

Crianças que participam do projeto passam por avaliação completa
Crianças que participam do projeto passam por avaliação completa
Crianças que participam do projeto passam por avaliação completa
Crianças que participam do projeto passam por avaliação completa
Crianças que participam do projeto passam por avaliação completa
Crianças que participam do projeto passam por avaliação completa
Eles também são fotografados e catalogados para controle de dados

O curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, está dando continuidade aos trabalhos de avaliação física realizados para o projeto social da Afsu (Associação de Futsal de Umuarama) ‘Transformando vidas através do esporte’. Além de treinar monitores e atletas, estudantes e professor iniciaram as avaliações das crianças atendidas pelo projeto (em 25/04).

A atividade faz parte do projeto de pesquisa conduzido pelo professor doutor Hélcio Gonçalves ‘Determinação das Intensidades de Atividades Desenvolvidas em Programas de Exercícios Físicos Realizados por Adultos e Jovens Atletas, Fatores de Risco e Características do Programa’. O projeto reúne 14 estudantes ligados ao PIC (Programa de Iniciação Científica) e ao Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), que auxiliam o professor nas atividades. Todo o trabalho é realizado em parceria com a equipe do projeto social da Afsu.

No total, 500 crianças que compõem os 7 núcleos do projeto são avaliadas. “Realizamos uma avaliação física completa, anotamos e catalogamos os dados que irão nortear o trabalho que será desenvolvido pelos monitores no decorrer do ano”, explica o professor. Ele ainda informa que testes de peso, altura, circunferência da cintura, flexibilidade, agilidade e força já foram realizados. “Agora realizaremos o teste do ‘iô-iô’, que avalia a resistência cardiorrespiratória. No final do ano, todos serão reavaliados e compararemos os resultados dos testes”.

Encontrar talentos entre as crianças, para o futsal, também está entre os objetivos do projeto. Para a ex-aluna de Educação Física da Unipar e coordenadora do projeto, Amanda Ferreira, as atividades são essenciais para o direcionamento dos trabalhos. “Com os primeiros resultados em mãos já será possível desenvolver alguns trabalhos. Os resultados individuais de cada aluno e coletivos por núcleos serão comparados. Por exemplo, se o teste indica que os alunos de um determinado núcleo estão com a agilidade muito baixa, os monitores irão trabalhar mais exercícios de agilidade”, explica.

Para maior controle, a equipe ainda está fotografando e catalogando os participantes para compilar os dados em fichas eletrônicas inidividuais, formando cadastros completos. Para Gonçalves, a continuidade do trabalho é essencial: “A constância na realização das avaliações irá permitir que se conheça os reais benefícios das atividades desenvolvidas nos núcleos, assim como determinar metodologias adequadas de trabalho”.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 14h20
Sáb. das 8h às 12h
Ou ligue: 0800 601 4031