UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Biotecnologia: 3º Curso de Biossegurança registra recorde de inscritos

Publicado em: 29/03/2011 às 15:02

Biossegurança em laboratórios de pesquisa, aula, biotérios e indústrias deram o tom às palestras. Debates também foram promovidos

Evento reuniu 106 participantes
Palestras foram ministradas por estudantes de mestrado
O professor Nelson Barros Colauto durante conversa com os participantes
O professor Fernando Gomes Barcellos durante abertura
Jhonatan Gonçalves Perin, mestrando em Biotecnologia Aplicada à Agricultura durante palestra
Evento reuniu 106 participantes

As equipes do mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura e Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/CTNBio) da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, comemoram o sucesso do 3º Curso de Biossegurança que, este ano, registrou número recorde de alunos inscritos. Professores, estudantes e pesquisadores se reuniram para uma tarde de atualização de conhecimentos e busca de novas propostas de trabalho (em 24/3).

O curso reuniu 106 participantes, com o objetivo de oferecer treinamento em biossegurança aos usuários de laboratório de Biologia Molecular detentor de CQB. “O número de inscritos demonstra o crescente interesse de nossos estudantes pelo tema de biossegurança”, ressalta o professor Fernando Gomes Barcellos que presidiu as cerimônias de abertura e encerramento do evento. mestrandos em Biotecnologia Aplicada à Agricultura e em Ciência Animal e uma graduanda em Farmácia foram os palestrantes.

“Palestras sobre diversos temas ligados à biossegurança, incluindo biossegurança em laboratórios de pesquisa, laboratórios de aula, biotérios e indústrias, entraram na pauta. Após cada palestra ministrada, os participantes puderam esclarecer dúvidas e participar de debates sobre os temas abordados”, diz Fernando Barcellos.

Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva foi o tema tratado pelo mestrando Antônio de Pádua Andrade Salvado. A mestranda Naiza Vilas Boas abordou Manuseio de Produtos Químicos e Descarte de seus Resíduos. O mestrando Nelton Buzinaro ministrou Ações de Biossegurança no Contexto da Gestão da Qualidade e Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa e Ensino ficou a cargo da mestranda Caroline Calixto Kazama.

A graduanda Camila Mira Coelho falou sobre medicamentos, correlatos e cosméticos; o mestrando Jhonatan Gonçalves Perin ministrou o tema Biossegurança e Câncer, enquanto Manuseio e Descarte de Organismos Geneticamente Modificados foi o tema da mestranda Débora Camila Dias. A mestranda Suzana Harue Umeo abordou Biossegurança em Biotecnologia Industrial.

Riscos Ocupacionais Devidos aos Agentes Químicos ficou a cargo da mestranda Adriana Pereira Aleixo. O mestrando Murilo Castelli ministrou o tema Alimentos Geneticamente Modificados, enquanto a mestranda Priscila Luiza Mello abordou Biossegurança em Biotérios. Manuseio, Controle e Descarte de Produtos Biológicos foi o tema da mestranda Eliana Michalczuk Barzon.

"Ficamos muito contentes com a aprovação pelos participantes do curso, que está na sua terceira versão, com um número expressivo de inscritos”, comenta o presidente da CIBio-Unipar/CTNBio e coordenador do Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, professor pós-doutor Nelson Barros Colauto. “Para os alunos de mestrado esta é uma oportunidade para colocar em prática os conhecimentos adquiridos, exercitando a capacidade de comunicação. Ficamos também contentes com a presença dos técnicos da Universidade, contribuindo ainda mais para o sucesso do evento”, emenda.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h