UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Paranavaí: Enfermagem e Administração participam do Dia da Ação Voluntária

Publicado em: 28/03/2011 às 14:30

Ação realizada em todo o país pela Fundação Bradesco proporcionou 833.949 atendimentos

Entre as ações, estudantes aferiram pressão arterial
Administração apresentou Ciape e projetos de economia doméstica e empregabilidade
Estudantes repassaram informações e orientações ao público
Estudantes e professores de Administração auxiliaram no Dia da Ação Voluntária
Orientações sobre autoexame e câncer de mama também foram repassadas
Estudantes de Administração repassaram dicas acerca de economia e empregabilidade
Estudantes de Administração repassaram dicas acerca de economia e empregabilidade
Estudantes de Enfermagem colaboram com o Dia da Ação Voluntária

Prestar atendimento à população carente e promover a cultura do voluntariado e os laços de solidariedade de modo que todos os envolvidos sintam-se parte ativa da construção de uma nação socialmente mais justa. Estes são os objetivos do Dia da Ação Voluntária promovida pela Fundação Bradesco desde o ano de 2003.

O evento é realizado com parceria de alunos, professores, colaboradores, pais de alunos, órgãos públicos, empresas e profissionais de diversos segmentos. Este ano, os cursos de Enfermagem e Administração da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, também participaram e auxiliaram nos atendimentos à população (em 20/3).

Estudantes das 2ª, 3ª e 4ª séries e a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Simone Cristina Baggio, e das responsáveis técnicas, enfermeiras Luciana Pizólio Garcia e Tatiane de Souza Rocha Assis, colocaram em prática os ensinamentos da sala de aula em favor da comunidade e do exercício da cidadania.

Verificação da pressão arterial, realização de teste para verificação do nível de estresse, demonstrações sobre o autoexame das mamas com orientação sobre câncer, orientações e esclarecimentos sobre o exame papanicolau e prevenção do câncer uterino e orientações acerca do câncer de próstata foram os serviços disponibilizados pelo curso.

Administração também levou estudantes de todas as séries e, sob os olhares atentos do coordenador do curso, professor Hercílio Costa Filho, e do responsável técnico do Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais), Victor Biazon, apresentaram aos visitantes o Ciape, o Projeto de Economia Doméstica da professora Silvia Mara, com dicas de como economizar e empregar melhor o dinheiro, e o Projeto de Empregabilidade do professor Antônio Babeto, que também participou.

“Neste, os visitantes receberam dicas de como se comportar durante entrevista de emprego e como preencher seu currículo de maneira correta”, explica o coordenador do curso.

“Foi com imensa satisfação, comprometimento e responsabilidade que participamos do evento. Tal oportunidade aproxima o graduando do trabalho sem preço que é orientar e oportunizar aos indivíduos maior conhecimento dando-lhes condições para o autocuidado seguro e eficaz quando distantes da equipe de saúde”, ressalta a coordenadora, professora Simone Baggio.

“O enfermeiro é um dos profissionais mais envolvidos com a educação em saúde e, atividades como esta, faz com que o aluno pratique todo o conhecimento adquirido em sala de aula, vivenciando situações e problematizações diversas contribuindo com o raciocínio rápido do profissional de saúde que, embasado em conhecimento científico, se aproxima da realidade de cada indivíduo para promover saúde, previnir doença e capacitar o outro para o seu próprio cuidado”, emenda.

Ainda de acordo com a professora, o voluntário é considerado uma profissão de prestígio pois ajuda quem precisa contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário. “É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental nos setores da educação, lazer e saúde”, diz.

“O trabalho voluntário, ao contrário do que pode parecer, é exercido de forma séria e muitas vezes necessita de especialização e profissionalismo, já que empresas de toda sorte, como hospitais, clínicas, escolas precisam do auxílio de profissionais formados ou em formação em várias áreas do conhecimento para em conjunto atenderem a comunidade”, ratifica.

Enfermagem realizou cerca de 300 atendimentos ao longo do dia. Realizada simultâneamente em 165 locais de todo o Brasil, a ação proporcionou gratuitamente 833.949 atendimentos nas mais diversas áreas. 35.329 voluntários participaram.

Com dados da Fundação Bradesco, via website http:// voluntariado.ftb.org.br

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h