UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Unipar abre inscrições para Oficina de Ginástica Rítmica

Publicado em: 22/03/2011 às 10:48

O projeto é dedicado a meninas de cinco a dez anos de idade. Inscrições vão até amanhã

Ana Paula Alencar: da Equipe de GR da Unipar para Seleção Brasileira de Conjuntos

A equipe da Oficina de Ginástica da Universidade Paranaense – Unipar trabalha em ritmo intenso para acertar os últimos detalhes do projeto que promete mais um ano de muita música e movimento. Ação extensionista do curso de Educação Física, o projeto é dedicado a meninas de cinco a dez anos de idade. No ano passado, entre núcleos espalhados pelas escolas de Umuarama e na Unipar, 385 garotas foram atendidas. O projeto é desenvolvido com a prefeitura.

As inscrições para a nova turma estão abertas; podem ser realizadas até esta quarta-feira, 23, no Ginásio de Esportes da Unipar/Sede, no horário das 14h00min às 16h00min. “O projeto visa oferecer às crianças uma programação regular e permanente de aulas, com diferentes atividades voltadas a fomentar a prática esportiva na busca da melhoria da qualidade de vida”, diz a coordenadora, professora doutora Lígia Gonçalves. “A ideia é atender as diferentes regiões da cidade, motivando a participação de alunas de escolas públicas e particulares”, acrescenta.

Entre os objetivos estão, também, a integração social e a formação de atletas, com encaminhamento das crianças que se destacam nas aulas da Oficina para o núcleo de competição, onde são desenvolvidos os treinamentos de alto rendimento.

Para quem participa, os benefícios são inúmeros, destaca Lígia Gonçalves: “Nosso compromisso com a comunidade de Umuarama e região é oferecer um programa de atividades relacionadas à ginástica, dentro das possibilidades mais diversificadas e qualificadas existentes na área da Educação Física. Contudo, estamos elevando o nosso objetivo com a consistência da qualidade do nosso trabalho, não só com profissionais especializados e com diversos cursos na área, como também com a utilização de espaço, aparelhos, tapete e tablado apropriados e seguros para as atividades proporcionadas com muita qualidade”.

Na programação a ginástica segue caráter recreativo e de iniciação da modalidade. “Em termos de oferta de atividades, somos novamente os pioneiros, inovando a forma da criança praticar atividade física”, orgulha-se a coordenadora, lembrando dos bons frutos já gerados pelo projeto. Um exemplo é a ginasta Ana Paula Alencar que integra a Seleção Brasileira de Conjuntos desde 2009. “Ela iniciou a GR aos oito anos. Foi selecionada em 2004 e ai não parou mais, com diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais”.

Aulas As aulas são realizadas as segundas e quartas-feiras, das 17h30min às 18h30min, no Ginásio de Ginástica/ Campus Sede. Funcionam turmas diferentes, com faixas etárias diferentes, no mesmo local, com monitores diferentes. Atividades de Iniciação à Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica para Todos (antiga ginástica geral), Ballet, Dança, Postura Corporal, Avaliação Física, entre outras atividades que já fazem parte do currículo anual, estão inclusos no projeto. As aulas incluem atividades específicas para crianças com características de obesidade, colesterol elevado e diabetes. A taxa de participação custa R$ 25, 00 (o dinheiro é reaplicado na manutenção de aparelhos e outros materiais).

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 20h
Sab. das 8h às 12h