UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

PIC E PIBIC: Resultados do processo seletivo são divulgados

Publicado em: 14/03/2011 às 15:36

Os selecionados devem comparecer no Ipeac ou Nisep’s, do dia 16 a 23 para efetivação nos programas

Programas objetivam o ingresso dos estudantes no mundo científico
Programas objetivam o ingresso dos estudantes no mundo científico
Programas objetivam o ingresso dos estudantes no mundo científico

A Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e Pós-Graduação (DEGPP), por meio da Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica (Copic) da Universidade Paranaense – Unipar divulgou a lista de aprovados do processo seletivo do Programa de Iniciação Científica (PIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Em torno de 490 estudantes concorreram às vagas do PIC, e mais de 200 do PIBIC, em projetos de todas as áreas do conhecimento. Os editais dos resultados estão disponíveis nos links: http://www.unipar.br/media/arquivos/edital/EditaldeselecaodePIBIC.pdf http://www.unipar.br/media/arquivos/edital/editaldeselecao_pic.pdf.

O estudante que foi selecionado deverá comparecer no Ipeac do Campus Sede ou nas Nisep’s das Unidades até quarta-feira, para efetivação do programa no qual foi aprovado.

A coordenadora do Copic, professora mestre Cristiane Vicentino Benato, afirma que haverá, ainda este ano, novos editais de seleção e, relembra aos graduandos, a importância da participação em tais projetos. “Participando de um dos programas o aluno terá uma formação diferenciada comparada aos demais. Ele será inserido em um grupo com diferentes profissionais que buscam a construção de um novo conhecimento científico”.

O que é

O PIC e o PIBIC compõem a lista de programas que visam o ingresso do estudante no mundo científico. Junto a eles, ainda são disponibilizados os programas PEBIC (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica), PEBIC-Jr (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Cientifica Júnior), este destinado aos alunos do ensino médio, PIBIT (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Tecnológica) e PIBIA (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística).

Despertar a vocação para pesquisa científica, expandir o senso crítico e reflexivo e promover o exercício do trabalho em equipe são alguns dos objetivos dos programas. Durante os estudos são abordados diversos projetos nas áreas Agrárias, Tecnológicas, Biológicas, Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais que proporcionam ao estudante um amplo leque de linhas de pesquisas. Antes, ele deve escolher o projeto e o orientador e, depois, se inscrever para disputar uma vaga e ingressar nesse mundo da produção de conhecimento.

Ao se inscrever para o PIC, a participação do estudante ocorre de forma voluntária. Já para o PIBIC, o selecionado recebe, por um período de doze meses, um incentivo no valor de R$ 300,00.

Redes sociais>

Horário de Atendimento

Seg. à sex. das 8h às 14h20
Sáb. das 8h às 12h
Ou ligue: 0800 601 4031